Líder da comissão para novo aeroporto garante imparcialidade após acusações de Paulo Portas

A coordenadora-geral da comissão técnica independente para o novo aeroporto, Rosário Partidário, garante que não esão a trabalhar na "promoção de Alcochete", como criticou Paulo Portas.
Alexandre Azevedo
Sara Ribeiro 17 de Julho de 2023 às 15:15
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E reforçam que a coordenadora-geral, Rosário Macário, foi "nomeada pelo primeiro-ministro por proposta dos presidentes do Conselho Superior de Obras Públicas, do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável".

Aliás, recentemente, Carlos Mineiro Alves, presidente da comissão de acompanhamento, já tinha deixado alguns recados nesse sentido. Logo no arranque da segunda conferência para a CTI fazer o ponto de situação dos trabalhos, admitiu que a pressão ia ser "cada vez maior" sobre a comissão. E defendeu a nomeação de Rosário Partidário bem como o trabalho que todos têm vindo a desenvolver.

Respondendo diretamente à críticas do também administrador da Mota-Engil sobre o trabalho efetuado por Rosário Partidário em 2008 na avaliação de Alcochete para futura localização do aeroporto, como chegou a estar em cima da mesa, defendem que se trata de processo distintos.

 

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Respondendo diretamente à críticas do também administrador da Mota-Engil sobre o trabalho efetuado por Rosário Partidário em 2008 na avaliação de Alcochete para futura localização do aeroporto, como chegou a estar em cima da mesa, defendem que se trata de processo distintos.

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Esta segunda-feira, também o ministro das Infraestruturas, João Galamba, negou qualquer tipo de conflito com o facto da coordenadora da Comissão Técnica Independente  ter feito parte da equipa do LNEC que esteve no estudo que depois levou a uma das opções em 2008.

As recentes saídas de dois membros da Comissão Técnica Independente, uma das quais a de Mafalda Carmona, por divergências com a coordenadora, têm gerado algumas críticas ao grupo de trabalho que até ao final do ano tem de concluir a avaliação da melhor opção para o reforço da capacidade aeroportuária da região de Lisboa. A outra baixa da CTI decorreu em fevereiro, com a saída de Daniel Murta. Ambos já foram substituídos.

Esta segunda-feira, também o ministro das Infraestruturas, João Galamba, negou qualquer tipo de conflito com o facto da coordenadora da Comissão Técnica Independente  ter feito parte da equipa do LNEC que esteve no estudo que depois levou a uma das opções em 2008.

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As recentes saídas de dois membros da Comissão Técnica Independente, uma das quais a de Mafalda Carmona, por divergências com a coordenadora, têm gerado algumas críticas ao grupo de trabalho que até ao final do ano tem de concluir a avaliação da melhor opção para o reforço da capacidade aeroportuária da região de Lisboa. A outra baixa da CTI decorreu em fevereiro, com a saída de Daniel Murta. Ambos já foram substituídos.

As atuais localizações em estudo são Alcochete, Montijo, Santarém, Pegões, Rio Frio e Poceirão.

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