Lufthansa sinaliza ao Governo real interesse na TAP

Os mais altos responsáveis da companhia aérea alemã asseguraram esta segunda-feira ao Executivo português que estão efetivamente interessados na privatização da TAP, cuja operação lhes permitirá crescer no hemisfério sul.  
TAP
Miguel Baltazar
Maria João Babo 02 de Setembro de 2024 às 17:03

O CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, e outros quatro altos responsáveis da transportadora aérea sinalizaram esta segunda-feira de manhã ao Governo português que a companhia alemã está realmente interessada na privatização na TAP, independentemente do modelo que vier a ser definido para a operação.

PUB

O Negócios sabe que na reunião realizada a pedido da Lufthansa, em que estiveram os ministros das Finanças e das Infraestruturas, o grupo alemão justificou o seu interesse na transportadora aérea portuguesa com o objetivo de crescer no hemisfério sul, designadamente nas rotas para a América Latina e África, e nas ligações para o Mediterrâneo. A companhia germânica, que quis ainda salientar a sua experiência na gestão de hubs, é hoje muito forte nos voos para o Norte da Europa e Estados Unidos.  

O Negócios sabe que o Executivo explicou ao grupo alemão que o modelo da privatização da TAP não está fechado, estando ainda por definir a percentagem do capital a alienar e o tipo de operação de venda. Em termos indicativos o calendário do Executivo aponta para o primeiro trimestre do próximo ano.

PUB

Nesta reunião introdutória de uma hora para a Lufthansa apresentar o seu interesse na TAP não foram discutidos pormenores, quer de valores quer de modelos. A companhia alemã também não indicou qualquer percentagem concreta do capital da TAP que pretenda adquirir, nem os 19,9% que foram avançados este domingo pelo Corriere Della Sera.

Já o Governo reafirmou aos principais responsáveis da empresa que os critérios da operação estão definidos e passam pela manutenção do hub de Lisboa e pelo encaixe financeiro, tendo ainda apresentado o projeto e o calendário para o novo aeroporto em Alcochete.

PUB

O Governo de Luís Montenegro ainda não reuniu com os dois outros potenciais interessados na privatização – Air France/KLM e grupo IAG -, que não pediram ainda qualquer encontro, mas a sua intenção é ouvir todos.  Com a Lufthansa não ficou agendada nova reunião.

Saber mais sobre...
Saber mais Lufthansa TAP privatização aviação
Pub
Pub
Pub