Ryanair ameaça cancelar encomenda à Boeing caso tarifas se mantenham

A companhia irlandesa pode desistir da compra de mais de 300 aeronaves da Boeing, ameaçando recorrer a outros fabricantes. No entanto, indústria tem as listas de encomendas bloqueadas, o que dificulta o acesso a novos aviões.
Michael O’Leary CEO da Ryanair
Evelyn Hockstein/Reuters
Inês Pinto Miguel 02 de Maio de 2025 às 17:05

A companhia aérea Ryanair ameaçou cancelar a encomenda de centenas de aeronaves à Boeing, caso a guerra das tarifas leve a um aumento desenfreado dos preços. 

PUB

Segundo a Reuters, Michael O'Leary escreveu uma carta à Administração Trump a indicar que estão em causa 330 aviões 737 Max, cuja encomenda singular supera os 100 milhões de dólares. 

A Ryanair admitiu ainda, no caso de se observar um aumento de preços, procurar fornecedores alternativos, podendo ir buscar aviões à China. 

PUB

A companhia liderada por Michael O'Leary é um dos maiores clientes da americana Boeing, e mostrou agora preocupação com o tema das tarifas, sinalizando uma potencial reorganização da indústria. 

Contudo, a Ryanair pode estar em apuros. A Airbus, a maior concorrente da Boeing em solo europeu, admite estar esgotada até ao fim da década com os pedidos que tem em caixa e a COMAC, fabricante chinesa a que a companhia irlandesa aponta recorrer, não tem certificação europeia.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Ryanair Boeing Michael O'Leary tarifas
Pub
Pub
Pub