TAP finaliza alienações e paga multa. Reestruturação chega ao fim antes do prazo
A companhia aérea portuguesa TAP deu o processo de reestruturação negociado com Bruxelas como terminado. Agora, segundo o CEO da transportadora, é tempo "de olhar em frente" e para a privatização de uma percentagem minoritária do capital, para o qual existem dois interessados.
Em comunicado, a TAP indica que finalizou os processos de alienação da Cateringpor (51%) e da SPdH (49,9%) a 11 de junho, tendo concluído os compromissos estabelecidos com a Comissão Europeia em 2021. A par, a companhia liderada por Luís Rodrigues indica que também já procedeu ao pagamento da multa de 24,99 milhões de euros por ter atrasado este desfecho, com Bruxelas a conceder mais seis meses à TAP para se desvincular das empresas.
PUB
Luís Rodrigues considera que este é "o momento em que aceleramos o olhar para a frente", uma vez que a TAP será privatizada até ao fim do verão a um dos grupos que está na corrida, podendo recair a escolha do Governo para a Air France-KLM ou para a Lufthansa. "Até agora, trabalhámos ao abrigo de um plano de reestruturação desenhado há cinco anos. Esse plano está completo, com um grau de satisfação enorme para toda a gente. A partir de agora, vamos olhar cada vez mais para a frente e continuar o processo de transformação desta companhia, este grupo, como aquilo que deve ser, que é muito mais pujante, desenvolvido, a trabalhar com os seus parceiros, a servir o país e a contribuir para o desenvolvimento económico e social da nação", acrescenta o CEO.
A Menzies tinha declarado, minutos antes da TAP comunicar este desfecho, a compra integral da ex-Groundforce.
PUB
CEO da TAP
"Na sequência da deliberação tomada, em 5 de junho de 2026, pela sua acionista única, a República Portuguesa, através da Entidade do Tesouro e Finanças, foi realizada uma operação de redução de capital social da TAP", acrescenta a companhia em comunicado emitido esta sexta-feira. "Esta operação inclui, entre outros elementos, a execução do compromisso de reembolso parcial do auxílio de Estado à reestruturação, no montante de 24.990.000 euros", tendo este valor sido "devolvido ao acionista", ou seja, ao Estado.
A TAP tinha anunciado a venda da Cateringpor à suíça Gate Gourmet a 13 de abril, no âmbito de um concurso público, sendo que esta empresa já detinha uma participação minoritária. "A proposta foi adjudicada ao grupo suíço Gate Gourmet, depois de seguidos os trâmites legais, e formalizada esta segunda-feira, 13 de abril", justificou a companhia no comunicado de então, tendo a Autoridade da Concorrência dado "luz verde" à operação a 28 de maio.
PUB
Por sua vez, a venda da empresa de handling, a SPdH, ficou concluída esta semana, sendo uma das últimas peças do puzzle. O acordo de venda foi concluído a 7 de maio, tendo o Tribunal de Contas dado autorização para a concretização do negócio ao dia de ontem.
Saber mais sobre...
Saber mais Mil Milhões de euros Milhões de euros Empresa Reestruturação e recapitalização Gate Gourmet Bruxelas Luís Rodrigues Air France-KLM Lufthansa Comissão Europeia Groundforce Portugal PortugalMais lidas
O Negócios recomenda