Três investidores querem afastar Bill Gates da Microsoft
Três dos 20 accionistas principais da Microsoft estão a pressionar o conselho da empresa, no sentido deste afastar Bill Gates como “chairman” da empresa, após 38 anos da sua fundação.
PUB
Depois da pressão de afastar Steve Ballmer da presidência executiva da Microsoft, agora é a vez de Bill Gates. Contactada a Microsoft não quis fazer comentários sobre o assunto, segundo a mesma fonte.
PUB
Resta saber se este grupo com cerca de 5% do capital tem força suficiente para pressionar os restantes accionistas a avançarem com esta decisão.
PUB
Além de chairman, Bill Gates é também accionista da Microsoft com 4,5%, sendo o maior accionista individual da empresa de “software”. Segundo as mesmas fontes, os três investidores têm receio que Gates possa bloquear a adopção de novas estratégias para a empresa e que limite o poder do novo CEO que deverá ter em mãos mudanças substanciais na empreas.
PUB
Desde que passou para uma posição não executiva, Bill Gates tem assumido um papel mais central na sua fundação filantrópica. Gates detinha 49% da empresa, antes da sua dispersão em Bolsa em 1986, e por ano tem vendido cerca de 80 milhões de acções todos os anos, que faria com que em 2018 deixaria de ter qualquer posição accionista na empresa.
PUB
Em 2008 e 8 anos depois do seu anúncio, Bill Gates saiu da linha da frente da Microsoft, passando o testemunho a Steve Ballmer que já era o seu braço direito desde 2000.
William Henry Gates III é considerado por muitos um visionário e sem dúvida o homem do “software”. O jovem norte-americano que queria fazer parte da revolução dos computadores criou a primeira empresa de “software” do mundo quando ainda ninguém sabia o que isso significava. E a paixão transformou-se numa obsessão de trabalho de um grupo empenhado e unido.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda