Um morto em queda de avião de carga na Lituânia. Aeronave fazia aterragem de emergência

A causa do incidente que levou à aterragem forçada é atualmente desconhecida-
Mindaugas Kulbis / AP
Lusa 25 de Novembro de 2024 às 10:18

O avião do grupo logístico alemão DHL que se despenhou na madrugada desta segunda-feira perto de Vilnius, na Lituânia, causando a morte a uma pessoa, estava a fazer uma "aterragem de emergência", informou a empresa num comunicado.

A causa do incidente que levou à aterragem forçada é atualmente desconhecida e "já está em curso uma investigação", acrescentou a DHL.

PUB

As autoridades que abriram a investigação não descartam qualquer motivo para o acidente, incluindo um ato de terrorismo.

O acidente ocorreu por volta das 03:30, no horário local (01:30 em Lisboa), envolvendo um avião Swiftair, operado por um parceiro da DHL, que vinha do aeroporto de Leipzig, na Alemanha, com quatro pessoas a bordo, segundo a empresa.

"O avião deveria ter aterrado no aeroporto de Vilnius e caiu a poucos quilómetros do aeroporto", disse aos jornalistas Renatas Pozela, chefe do serviço de bombeiros e resgate, acrescentando que um dos quatro tripulantes foi encontrado morto.

PUB

"Todos os quatro tripulantes foram encontrados. Infelizmente, um deles foi declarado morto", disse Pozela.

De acordo com as autoridades que investigam o sucedido, não está posto de lado qualquer motivo para o acidente, incluindo um ato de terrorismo.

"É prematuro associar [o acidente] a qualquer coisa", disse Darius Jauniskis, chefe dos serviços de informação lituanos, à imprensa.

PUB

"Estamos a trabalhar com os nossos parceiros estrangeiros para obter todas as informações possíveis", acrescentou Jauniskis.

No início de novembro, várias pessoas foram detidas na Lituânia e na Polónia no caso dos pacotes incendiários enviados de avião para vários países europeus, cujos vestígios poderiam, segundo as autoridades, levar à Rússia.

No acidente de hoje, que foi seguido de incêndio, uma habitação foi atingida e ardeu. As autoridades especificaram que todos os residentes foram retirados em segurança.

PUB

Um fotógrafo da AFP presente no local pôde ver os destroços da aeronave e da casa, bem como dezenas de pacotes espalhados pelo solo.

Pub
Pub
Pub