pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Associação Peço a Palavra diz que "TAP está em risco de desaparecer"

A associação que contesta a privatização da companhia aérea acusa David Neeleman de beneficiar a companhia brasileira Azul e o Governo de alheamento.

Bruno Simão/Negócios
Negócios 11 de Julho de 2016 às 13:54

A Associação Peço a Palavra vai ser ouvida esta terça-feira no Parlamento, na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, e no dia seguinte será recebida pelo secretário de Estado do Planeamento e das Infraestruturas, pretendendo dar conta das suas preocupações "quanto ao que se está passar na transportadora aérea nacional", anunciou em comunicado.

A associação recorda que foi há sete meses que o Governo anunciou um acordo com o consórcio Atlantic Gateway, "que garantia ao Estado uma participação social de 50% na TAP, podendo escolher o presidente do conselho de administração, que passaria a ter voto de qualidade", mas "nada disso está a acontecer".

"O que se constata é que a TAP Portugal está em risco de desaparecer, devido às manobras comerciais e financeiras que David Neeleman continua a realizar a seu bel-prazer e em benefício da sua companhia brasileira, a Azul", acusa a associação que contesta a privatização da companhia aérea.

Em seu entender, "se o fez e continua a fazer é só, e apenas, pelo alheamento da tutela aos vários alertas que lhe foram enviados com a devida sustentação documental dessas ilegalidades e pelo sucessivo protelamento da concretização do acordo anunciado".

Este sábado, o jornal Expresso noticiou que a Azul, de que David Neeleman é accionista, celebrou no final de Junho um acordo de parceria com a transportadora alemã Condor, abrindo aos alemães 22 destinos no Brasil, um mercado estratégico para a TAP, sem prestar qualquer informação a Humberto Pedrosa, o sócio do empresário norte-americano na companhia aérea.

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.