pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Aviação Civil comemora 100 anos

A aviação civil está de parabéns. Foi a 1 de Janeiro de 1914 que a St. Petersburg-Tampa Air Boat Line, a primeira companhia aérea da história, realizou o seu primeiro voo comercial na Florida, nos Estados Unidos.

aviao
aviao Bloomberg
02 de Janeiro de 2014 às 10:05

O ano de 2014 será marcado pelo centenário da aviação comercial. A Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) marcará o acontecimento com um conjunto de eventos ao longo destes 12 meses.

"Ao longo do século passado, a aviação comercial transformou o mundo de uma maneira impossível de se imaginar em 1914. O primeiro voo ofereceu um atalho pela baía de Tampa. Hoje a indústria da aviação reúne entes queridos, conecta culturas, amplia as mentes, abre mercados e promove o desenvolvimento”, disse recentemente, Tony Tyler, diretor-geral e CEO da IATA.

Nestes cem anos muita coisa mudou, mas a mais antiga companhia aérea do mundo, ainda mantém o seu nome original, mesmo já com uma configuração diferente. Foi em 1919 que a KLM, hoje a fazer parte do Grupo Air France, realizou o seu primeiro voo. No primeiro ano, como recorda a IATA, a KLM transportou 345 passageiros e 25 mil quilos de correios e carga.

Em 1935 ocorre o primeiro voo transpacífico que liga São Francisco e Manila, operado pela Pan American World Airways. Demorou uma semana para que o Clipper da China chegasse a Manila, depois de uma paragem em Honolulu.

Um ano depois entra ao serviço o Douglas, DC-3, o avião que dizem ter mudado o mundo e que ainda é utilizado em pleno século XXI. Na época, segundo a IATA, custou 100 mil dólares.

Em 1945 é fundada a IATA que reúne as companhias aéreas que geram 85% do tráfego aéreo mundial. Este também foi o ano que surgiu a companhia aérea TAP - Transportes Aéreos Portugueses.  

Ainda entre os acontecimentos assinalados pela IATA nestes 100 anos, está o voo dos Beatles, em 1964, com 4 mil fãs.

Em 1976, o Concorde faz o seu primeiro voo que ligou Londres e o Bahrain e posteriormente Paris e o Rio de Janeiro. O avião "supersónico" esteve ao serviço durante 27 anos.

Em 1989 há uma primeira tentativa de aliança, entre companhias aéreas, a KLM-Northwest Airlines Wings Alliance, mas esta união não teve grande futuro. Foi só em 1997 que cinco companhias aéreas fundaram a que é hoje a maior aliança do mundo, a Star Alliance, onde faz parte a TAP.

Em 2008, a aviação comemorou a introdução a 100% do bilhete electrónico e três anos depois é realizado o primeiro voo com biocombustível.

E tudo mudou na aviação, o mundo está a viajar cada vez mais, há cada vez mais aviões no ar, mais sofisticados. A indústria continua a consolidar-se, as alianças continuam a acolher novas companhias aéreas.

A IATA, nesta sua cronologia dos 100 anos, falha aqui o fenómeno das “low cost”, contudo a introdução do conceito de transporte de baixo custo veio alavancar o crescimento do tráfego aéreo.

A IATA refere que no novo avião da Airbus A350, a lançar em 2014, é a marca da mudança da aviação civil, da modernidade e conforto que a indústria trás todos os dias à vida de todos, em busca de uma maior eficiencia ambiental.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio