Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

JN: ANA privatizada já subiu taxas nove vezes

As companhias aéreas dizem que é um aumento “colossal” que poderá ameaçar as transportadoras. A Rena – Associação das Companhias Aéreas em Portugal não excluiu avançar com uma queixa em Bruxelas.

Pedro Elias/Negócios
Negócios jng@negocios.pt 01 de Março de 2016 às 09:23
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, já subiu as taxas no aeroporto da Portela, em Lisboa, nove vezes desde que foi comprada pelo grupo francês Vinci, noticia o Jornal de Notícias, esta terça-feira, 1 de Março.

A Rena classifica esta subida como "colossal" e admite que a situação poderá ameaçar as transportadoras.


A mesma associação detalhou que o valor subiu 20%, a que se somam 17% a título de ajustamentos anuais em Lisboa. Nos outros aeroportos as taxas subiram menos, e em alguns casos até desceram, mas a Rena também não concorda com esta estratégia.


O presidente da Rena, Paulo Geisler, citado pelo Jornal de Notícias desta terça-feira, 1 de Março, afirmou que "não há paralelo, em nenhum sector semelhante, de um aumento tão significativo". Questionado pelo jornal sobre se estava em cima da mesa uma queixa a Bruxelas, o responsável referiu que a Rena "não exclui qualquer forma de reacção contra a actual situação".


Fonte oficial da ANA, por sua vez, argumentou que as taxas praticadas estão  "bem abaixo da média europeia".  A gestora tem sido alvo de críticas constantes das companhias aéreas pelas subidas dos preços desde que foi privatizada.

Os aumentos para 2016 implicam que cada passageiro pague mais 48 cêntimos para passar no aeroporto de Lisboa.   

Ver comentários
Saber mais Companhias Aéreas ANA Paulo Geisler Portela aviação transportes taxas. Vinci Rena
Outras Notícias