JN: ANA privatizada já subiu taxas nove vezes
As companhias aéreas dizem que é um aumento “colossal” que poderá ameaçar as transportadoras. A Rena – Associação das Companhias Aéreas em Portugal não excluiu avançar com uma queixa em Bruxelas.
A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, já subiu as taxas no aeroporto da Portela, em Lisboa, nove vezes desde que foi comprada pelo grupo francês Vinci, noticia o Jornal de Notícias, esta terça-feira, 1 de Março.
A Rena classifica esta subida como "colossal" e admite que a situação poderá ameaçar as transportadoras.
A mesma associação detalhou que o valor subiu 20%, a que se somam 17% a título de ajustamentos anuais em Lisboa. Nos outros aeroportos as taxas subiram menos, e em alguns casos até desceram, mas a Rena também não concorda com esta estratégia.
O presidente da Rena, Paulo Geisler, citado pelo Jornal de Notícias desta terça-feira, 1 de Março, afirmou que "não há paralelo, em nenhum sector semelhante, de um aumento tão significativo". Questionado pelo jornal sobre se estava em cima da mesa uma queixa a Bruxelas, o responsável referiu que a Rena "não exclui qualquer forma de reacção contra a actual situação".
Fonte oficial da ANA, por sua vez, argumentou que as taxas praticadas estão "bem abaixo da média europeia". A gestora tem sido alvo de críticas constantes das companhias aéreas pelas subidas dos preços desde que foi privatizada.
Mais lidas