pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Lucro da Airbus cai 46% no 1.º semestre para 825 milhões

A divisão da defesa e do espaço registou um EBIT ajustado negativo em 807 milhões, face aos 78 milhões positivos do primeiro semestre do ano passado.

Airbus A340 voo de teste
Airbus A340 voo de teste Reuters
30 de Julho de 2024 às 18:33

A Airbus registou um lucro de 825 milhões de euros no primeiro semestre, menos 46% face ao período homólogo de 2023, devido a um encargo de 989 milhões essencialmente ligado às suas atividades espaciais, anunciou esta terça-feira a fabricante aeronáutica europeia.

O resultado operacional líquido (EBIT) diminuiu 23% para 1.456 milhões, mas em termos ajustados (excluindo basicamente itens não recorrentes) a diminuição atingiu os 47% para 1.391 milhões, informou a Airbus, em comunicado.

"O nosso desempenho financeiro a meio do ano reflete principalmente as despesas significativas ligadas às nossas atividades espaciais. Estamos a trabalhar para resolver as causas profundas destas dificuldades", afirma o presidente executivo da Airbus, Guillaume Faury, citado na mesma nota.

A divisão da defesa e do espaço registou um EBIT ajustado negativo em 807 milhões, face aos 78 milhões positivos do primeiro semestre do ano passado.

A Airbus já tinha avisado, no final de junho, que teria de fazer uma nova provisão de "cerca de 900 milhões de euros" no primeiro semestre, ligada à revisão dos custos de desenvolvimento e às perspetivas comerciais esperadas de determinados programas de telecomunicações por satélite e de navegação.

Aquele montante acabou por se fixar em 989 milhões de euros.

A fabricante europeia de aeronaves entregou 323 aeronaves comerciais entre janeiro e junho, mais sete do que no ano passado, e alcançou um volume de negócios de 28.800 milhões de euros, o que representa um aumento de 4%.

O ramo das aeronaves comerciais representa três quartos das receitas da Airbus.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio