pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Páscoa acelera crescimento de passageiros nos aeroportos nacionais

Abril registou um desembarque diário médio de 109,9 mil passageiros, significando um novo máximo histórico mensal. Páscoa a cair para o quarto mês do ano impulsionou crescimento dos aeroportos nacionais.

Aeroporto de Lisboa movimentou 10,7 milhões de passageiros nos primeiros quatro meses do ano.
Aeroporto de Lisboa movimentou 10,7 milhões de passageiros nos primeiros quatro meses do ano. Armando Franca/AP
12 de Junho de 2025 às 12:15

Os aeroportos nacionais movimentaram 6,5 milhões de passageiros em abril, num aumento em cadeia de um milhão viajantes. Este crescimento foi impulsionado pelo efeito Páscoa, que este ano calhou em abril, e levou a que mais turistas chegassem a Portugal. 

Estes 6,5 milhões de passageiros movimentados nos aeroportos portugueses significaram um aumento homólogo de 8,1%, uma vez que, no ano passado, a Páscoa caiu em março, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Este foi, segundo o gabinete estatístico, o novo máximo mensal histórico do número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais".

Assim, registou-se um desembarque médio diário de 109,9 mil passageiros no quarto mês do ano, valor superior aos 101,5 mil que tinham sido registados no mesmo mês do ano passado. 

Aterraram 22 mil aeronaves só de voos comerciais, número que correspondeu a um acréscimo homólogo de 6,7%. Em março tinha-se assistido a um crescimento de 2,6%. 

"Em abril de 2025, 82,5% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 2,7 milhões de passageiros", o que significou um aumento homólogo de 8,5%, sendo que a maiora destes viajantes era proveniente do continente europeu. "O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 8,7% do total de passageiros desembarcados", num crescimento de 5,8%. 

Ao contrário do que tinha sido registado em março, o "Reino Unido passou a ser o principal país de origem e de destino dos voos, considerando os primeiros quatro meses de 2025, tendo registado um crescimento no número de passageiros desembarcados e embarcados face ao mesmo período de 2024". 

Por sua vez, França desceu até à segunda posição e Espanha manteve o terceiro lugar como os principais países de origem e de destino. 

Nos primeiros quatro meses do ano, o aeroporto de Lisboa movimentou 10,7 milhões de passageiros, totalizando 52,4% de todos os passageiros que chegaram ao território nacional. "O aeroporto de Faro registou um crescimento de 8,1% no movimento de passageiros (2,2 milhões) e o aeroporto do Porto concentrou 23% do total de passageiros movimentados (4,7 milhões) e aumentou 4,5%", lê-se no relatório do INE. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio