Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

TAP vai receber 2,35 milhões da Comissão Europeia para modernizar aviões

A TAP venceu um concurso da Comissão Europeia para um novo projecto e irá receber 2,35 milhões de euros para modernizar a frota com três sistemas, assim como para a respectiva formação às tripulações.

Lusa 21 de Dezembro de 2018 às 20:17
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Numa nota enviada esta sexta-feira, a TAP informou que "viu aprovado um novo projecto no âmbito do Single European Sky ATM Research (SESAR) em concurso ao qual se candidatou a Fundos Europeus, através do programa Connecting Europe Facility".

 

A companhia aérea detalhou que "este programa é promovido pela Innovation & Networks Executive Agency (INEA), agência criada pela Comissão Europeia, que tem como missão promover a inovação e desenvolvimento, criando redes transeuropeias nos sectores de transporte - incluindo o transporte aéreo".

 

Este projecto, intitulado de 'Deployment of Key SESAR Solutions in TAP Fleet' irá permitir que a TAP implemente três novos sistemas, incluindo o RNP-AR, um tipo de navegação que permite operar as aeronaves em trajectórias com os mais elevados níveis de precisão, num total de 61 aviões.

 

A TAP irá ainda implementar um sistema de aterragem chamado GLS, alternativo ao actual ILS e que irá ser implementado em 47 aviões, e um sistema da Airbus, o ROPS, "que reduz drasticamente a probabilidade de ocorrência de Runway Excursions (saídas inapropriadas da pista durante a aterragem), aumentando os padrões de segurança durante o voo - no total de 51 aviões", avançou a TAP.

 

A companhia aérea contabiliza já o quinto projecto vencedor no âmbito do SESAR, num total de 14,5 milhões de euros. 

Ver comentários
Saber mais Single European Sky ROPS SESAR INEA Fundos Europeus Connecting Europe Facility Comissão Europeia SESAR Solutions TAP Fleet Airbus aviação TAP
Outras Notícias