pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

TAP aprova injecção de capital na terça-feira

A assembleia-geral de terça-feira vai validar a entrada de 90 milhões de euros na companhia aérea, montante que será garantido pelos accionistas privados. Os chineses da HNA vão subscrever empréstimo obrigacionista.

tap acordo estado
tap acordo estado Bruno Simão
07 de Março de 2016 às 15:47

A assembleia-geral (AG) da TAP, destinada a concretizar a injecção de 120 milhões de euros na companhia aérea vai ter lugar terça-feira, dia 8 de Março, ao início da manhã, soube o Negócios.

Esta AG efectua-se após o regulador da aviação civil ter autorizado a TAP a concretizar parte do empréstimo obrigacionista previsto no plano de recapitalização da transportadora.

A luz verde da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) para esta operação foi dada na sexta-feira, dia 4 de Março, tal como o Negócios noticiou.

Para já, a TAP vai avançar apenas com a emissão de 90 milhões de euros, montante que será garantido pelos accionistas principais.

Os restantes 30 milhões serão subscritos pelo Estado, o que só acontecerá depois de concretizado o negócio com a Atlantic Gateway, que lhe assegurará 50% do capital da companhia aérea. 

A injecção deste montante na empresa necessitava da autorização do regulador da aviação civil, que a 19 de Fevereiro impôs limitações à gestão da TAP durante três meses tendo em conta a existência "de fundados indícios de desconformidade da estrutura de controlo societário e financiamento" da TAP face às regras europeias.

Este empréstimo obrigacionista está previsto ser em parte subscrito pela Azul, companhia detida por David Neeleman, tendo os chineses da HNA ficado autorizados a subscrever directamente parte dessas obrigações convertíveis em acções.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio