pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Tripulantes de aviação civil aderem à greve geral de 11 de dezembro

Mais de dois mil tripulantes do SNPVAC votaram favoravelmente à greve geral. Sindicato liderado por Ricardo Penarróias já tinha rejeitado as alterações ao Código do Trabalho.

A adesão à greve dos tripulantes pode lançar o caos nos voos.
A adesão à greve dos tripulantes pode lançar o caos nos voos. Miguel Baltazar
15:44

Os tripulantes de aviação civil aderiram à greve geral marcada pela CGTP-IN e UGT para 11 de dezembro, de forma massiva. Segundo informação a que o Negócios teve acesso, os associados do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) votaram favoravelmente à greve, significando que se vão verificar constrangimentos nos voos marcados para essa quinta-feira. 

A reunião do SNPVAC indicou a adesão de 2.305 tripulantes, que votaram favoravelmente, à greve geral. Sabe-se ainda que 320 votaram contra a adesão e foram contabilizadas 177 abstenções. Esta proposta foi votada numa Assembleia-Geral de emergência marcada para esta segunda-feira.

Num comunicado divulgado a semana passada, o SNPVAC mostrava-se contra o anteprojeto de revisão ao Código do Trabalho, sustentando que o Governo "não está a reformar o Código do Trabalho, [mas] está a testar o país".

O sindicato liderado por Ricardo Penarróias adianta que as alterações que estão a ser propostas "têm repercussões enormes no setor da aviação".

"Não há modernidade quando se legisla contra quem trabalha. E não há diálogo social quando o Governo responde à contestação com acusações de oportunismo. [A revisão] é um retrocesso civilizacional sem precedentes e que nem sequer está alinhado com as economias que este Governo tem como referência", adiantou a comunicação lançada pelo sindicato aos seus associados, depois do primeiro-ministro acusar as centrais sindicais e os sindicatos de "oportunismo político". 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio