pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Vinci avança com plano diretor para expandir capacidade do aeroporto do Porto

O presidente da Vinci Concessions anunciou o início do desenvolvimento do Plano Diretor do aeroporto do Porto que na primeira fase vai incluir a construção de uma nova área com 14 portas de embarque e um terminal de bagagem dedicado.

Nicolas Notebaert, presidente da Vinci Concessions, esteve presente na comemoração dos 80 anos do aeroporto do Porto.
Nicolas Notebaert, presidente da Vinci Concessions, esteve presente na comemoração dos 80 anos do aeroporto do Porto. DR
13:15

O presidente da Vinci Concessions e da Vinci Airports, Nicolas Notebaert, anunciou esta segunda-feira nas comemorações dos 80 anos do aeroporto do Porto o compromisso “com o início do desenvolvimento do Plano Diretor do Aeroporto do Porto, em ligação com o Governo e as entidades locais”.

A primeira fase, disse, “incluirá a construção de uma nova área com 14 portas de embarque, incluindo quatro pontes de embarque, bem como um terminal de bagagem dedicado”, o que “aumentará significativamente a capacidade operacional do aeroporto”.

O responsável disse ainda que para reforçar a visão de longo prazo do grupo francês que detém a ANA “iremos avançar com um plano estratégico de modernização”.

Nicolas Notebaert salientou o “crescimento do tráfego de passageiros e a expansão das rotas alcançadas” pelo aeroporto do Porto, frisando que desde 2012 “o Porto lidera o crescimento”, passando de cerca de 6 milhões de passageiros em 2012 para quase 17 milhões em 2025. “Foram necessários 65 anos para atingir os 6 milhões, e este número quase triplicou nos últimos 15 anos”, disse, recordando que  o aeroporto do Porto oferece ligações diretas para mais de 120 destinos.

“Este crescimento representa também desenvolvimento económico para o país. Significa mais turismo, aumento das receitas, criação de emprego e maiores receitas fiscais”, disse, referindo que “de acordo com um estudo realizado por universidades portuguesas e um consultor independente, a atividade dos aeroportos portugueses representa atualmente 2,8% do PIB de Portugal e sustenta cerca de 140 000 postos de trabalho”.

“Desde o início que deixámos claro que não somos apenas um operador aeroportuário. Somos um parceiro estratégico de longo prazo, profundamente empenhado no desenvolvimento de Portugal”, afirmou ainda o presidente da Vinci Concessions, acrescentando que “desde o início investimos em todos os aeroportos portugueses e continuaremos neste caminho”.

“Investimos, estimulamos o crescimento económico, criamos emprego, apoiamos o desenvolvimento do turismo, pagamos impostos e partilhamos receitas com o Estado”, afirmou, apontando o investimento de 50 milhões de euros no reforço estrutural da pista do aeroporto do Porto para “garantir que se mantém entre os melhores da Europa e do mundo”.

Dirigindo-se a Luís Montenegro, presente na cerimónia, o responsável do grupo Vinci garantiu que “continuaremos a investir, a inovar e a garantir que a rede aeroportuária de Portugal se mantém entre as mais eficientes e competitivas da Europa” e “pode contar com o nosso total empenho na concretização de um novo aeroporto que será uma referência internacional em inovação, sofisticação tecnológica e sustentabilidade”.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio