pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Auto-estrada elétrica na Alemanha carrega camiões em movimento

O sistema utiliza tecnologia semelhante às dos comboios, permitindo que os camiões fiquem ligados aos cabos enquanto circulam a uma velocidade de até 90 quilómetros por hora.

A carregar o vídeo ...
18 de Maio de 2019 às 21:00

A Alemanha inaugurou o primeiro troço de uma auto-estrada elétrica, que liga camiões híbridos a cabos aéreos, permitindo que os veículos sejam carregados enquanto circulam pelas principais vias de transporte do país.

O troço de 10 quilómetros no sul de Frankfurt, na auto-estrada A5, foi inaugurado na semana passada, segundo comunicado do estado de Hesse, região central da Alemanha. Por enquanto, Apenas um camião está a usar o sistema, sendo que a previsão aponta para mais quatro até 2020.

O sistema foi desenvolvido pela empresa de engenharia Siemens, com sede em Munique. Os camiões são da Scania, unidade da Volkswagen. O sistema utiliza tecnologia semelhante às dos comboios, permitindo que os camiões fiquem ligados aos cabos enquanto circulam a uma velocidade de até 90 quilómetros por hora, recebendo energia dos cabos aéreos. A eletricidade recarrega a bateria dos camiões para que possam circular por um tempo determinado, e um motor a diesel é acionado quando a bateria acaba.

A Siemens começou a desenvolver o projeto em 2010 numa estrada para testes nos arredores de Berlim. A primeira estrada completa foi inaugurada em 2016, nos arredores de Estocolmo, e a empresa agora desenvolve outra na Califórnia.

O plano de fusão da divisão de mobilidade da Siemens, que fabrica comboios e equipamentos de sinalização, com a concorrente francesa Alstom foi vetado recentemente pela Comissão Europeia. O presidente da Siemens, Joe Kaeser, disse que a unidade deve expandir os negócios além do segmento de comboios e incluir uma ampla gama de opções de mobilidade, como carros elétricos e autónomos.

merc.mp4
Auto-estrada elétrica na Alemanha carrega camiões em movimento

Ver comentários
Publicidade
C•Studio