Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CP compra 22 comboios regionais por 158 milhões

A CP assinou esta quarta-feira o contrato com a Stadler para a compra de 22 comboios regionais, que vão poder alcançar uma velocidade máxima de 160 quilómetros por hora.

Concursos para modernizar ferrovia não evitam prorrogação
João Cortesão
Maria João Babo mbabo@negocios.pt 21 de Outubro de 2020 às 17:18
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...

A CP assinou esta quarta-feira o contrato com a Stadler para a compra de 22 comboios regionais, depois de ter sido ultrapassada a impugnação apresentada pela CAF – Construcciones Y Auxiliar de Ferrocarriles, um dos concorrentes.

Em comunicado, a Stadler salienta que o contrato, no valor de cerca de 158 milhões de euros, envolve a aquisição de 10 automotoras elétricas e 12 unidades bimodais, que podem funcionar a diesel e a electricidade, e inclui o serviço de manutenção durante um prazo mínimo de 4 anos, bem como a prestação de serviços de formação.

A Stadler destaca ainda que esta adjudicação "constitui a primeira entrada do modelo FLIRT para passageiros na península ibérica", adiantando que os 22 FLIRT de bitola ibérica são "compostos por três carruagens e oferecem uma capacidade máxima de 375 passageiros, dos quais 214 podem ir sentados". Podem também alcançar uma velocidade máxima de 160 ou 140 km/hora, consoante a fonte de alimentação utilizada.


Citado no comunicado, Ansgar Brockmeyer, vice-presidente executivo comercial e de marketing de Stadler Group, afirmou que "o mercado português é de extrema importância para a Stadler e é nossa intenção contribuir para a revitalização da indústria ferroviária nacional".

Os suíços da Stadler venceram em dezembro de 2019 o concurso para fornecer os 22 novos comboios regionais à CP, mas uma impugnação aos resultados do concurso pela CAF impediu até agora de fechar o procedimento.

Além desta compra, a CP adquiriu em junho deste ano 50 carruagens à espanhola Renfe e tem previsto nos próximos anos lançar os concursos para a compra de 129 novos comboios, a maioria para os serviços urbanos.

Ver comentários
Saber mais CP Stadler comboios
Outras Notícias