Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

José Luís Cacho: "2021 vai ser o melhor ano de sempre para o porto de Sines"

O presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve diz que a sustentabilidade da infraestrutura, que esteve sempre ligada à economia do petróleo, está assegurada por novas cargas e negócios.

A carregar o vídeo ...
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O porto de Sines não está a sentir efeitos da pandemia e prevê que 2021 seja "o melhor ano de sempre", estimando crescer 10% a 15% este ano.

Em entrevista ao Negócios e Antena 1, o presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, José Luís Cacho,  garante que a sustentabilidade futura da infraestrutura "está assegurada" com novos negócios e novas cargas, que "possam vir a substituir a economia do petróleo".

Além de prever continuar a crescer na carga contentorizada, José Luís Cacho salienta ainda que em breve será lançado um concurso na perspetiva de captar novas áreas de negócio no segmento da carga sólida para o antigo terminal do carvão.

Na mira do porto de Sines está o agronegócio, os minérios, designdamente o lítio, carga de projeto (peças fabricadas em Portugal ligadas à indústria da metalomecânica pesada), e o setor automóvel.

A sustentabilidade do porto, diz ainda, "passa também por captar carga de "hinterland" (área de influência terrestre do porto) de Espanha e captar novos projetos industriais e logísticos para Sines".

"O futuro de Sines nos próximos anos está assegurado com o crescimento da carga contentorizada que está prevista e com os desenvolvimentos do terminal XXI e os novos projetos que vamos ter, por exemplo, no agronegócio ou outros no âmbito da carga sólida", afirmou o responsável, acrescentando que o porto está já a olhar "muito mais à frente. "Já somos um porto digital, mas estamos a olhar mais para um conceito de "smart port", para o 5G, novas tecnologias ou automação", frisou.

Ver comentários
Saber mais Porto de Sines infraestruturas transportes José Luís Cacho
Outras Notícias