pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Metro do Mondego com 36 km em funcionamento na próxima semana

A primeira fase, que vai ligar Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã, entra em operação a 16 de dezembro. Até ao final deste mês o serviço será gratuito para as populações.

O ministro Miguel Pinto Luz salienta que o projeto do SMM é uma aspiração há 30 anos.
O ministro Miguel Pinto Luz salienta que o projeto do SMM é uma aspiração há 30 anos. António Pedro Santos / Lusa
15:22

A primeira fase do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) vai entrar em operação no dia 16 de dezembro, sendo que até ao final deste mês o serviço será gratuito para as populações.

Em comunicado, o Ministério das Infraestruturas e da Habitação adianta que na próxima terça-feira, às 05h30, o primeiro metrobus vai sair de Serpins (Lousã) com destino à Portagem (Coimbra).

Segundo é referido, o Metro do Mondego irá, nesta primeira fase, fazer ligações frequentes entre Portagem e Serpins, num percurso de 36 quilómetros, com 27 estações, abrangendo três concelhos - Lousã, Miranda do Corvo e Coimbra.

A operação no troço urbano entre as estações da Portagem e Vale das Flores, na cidade de Coimbra, entrou em funcionamento a 29 de agosto. Agora, com o alargamento a Serpins, no município da Lousã, “conclui-se o arranque da primeira fase da operação”, diz o gabinete de Miguel Pinto Luz.

O SMM representa um investimento total de 220 milhões de euros e estima-se que seja utilizado por 13 milhões de passageiros por ano.

“O Metro do Mondego é uma antiga aspiração dos habitantes da região. Ao fim de 30 anos, finalmente, as populações de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã podem usufruir de um meio de transporte rápido, seguro, amigo do ambiente e inclusivo”,  afirma o ministro das Infraestruturas citado na nota divulgada.

Em pleno funcionamento, o SMM terá 42 quilómetros de extensão, 42 estações e 35 autocarros, sendo de 5 minutos o intervalo entre autocarros, por sentido, em período de ponta na zona urbana.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio