pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Portos com a “melhor marca de sempre” no primeiro trimestre

O porto de Sines continua a liderar, sendo responsável mais de metade do total do movimento portuário nos primeiros três meses do ano.

porto sines, contentores, exportações
porto sines, contentores, exportações Bruno Simão
10 de Maio de 2017 às 11:02

O volume de tráfego portuário aumentou, no primeiro trimestre, 12,9% para um total de 24,6 milhões de toneladas, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Esta é "a melhor marca de sempre", revela a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) num relatório publicado esta quarta-feira, 10 de Maio.

Sines continua em destaque, já que é responsável por 55% do movimento total dos portos em Portugal. Ainda assim, foi este o único porto a registar uma queda no quota de mercado (-1,9 pontos percentuais). "Em contrapartida, os portos de Leixões, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa e Setúbal registaram ganhos ligeiros, fixando, respectivamente, as suas quotas em 18,9%, 5%, 2%, 11,6% e 7,1%", adianta a mesma fonte.

Os dados divulgados revelam ainda que houve 2.623 escalas de navios nos portos portugueses no primeiro trimestre, mais 2,6% do que em 2016. O maior aumento foi verificado em Aveiro (11,7%) e na Figueira da Foz (8,2%). Nas quedas, Faro (-76,5%) e Viana dos Castelo (-13,6%) destacaram-se.

"A carga embarcada, que inclui a carga de exportação, atingiu nos primeiros três meses do ano um volume superior a 10,1 milhões de toneladas, ultrapassando em 14,5% o registo verificado no período homólogo, constituindo assim o valor mais elevado de sempre", adianta a mesma fonte.

"Quanto ao volume de carga desembarcada, na qual as ‘importações’ representam em regra mais de 90%, registou um aumento de 11,9%, face ao valor observado no mesmo período de 2016, atingindo cerca de 14,4 milhões de toneladas, o valor mais elevado de sempre", acrescenta a AMT.

(Correcção: O porto de Sines registou uma queda da quota de mercado e não no movimento)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio