Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Preço dos transportes públicos não aumenta em 2016

O Governo decidiu manter os preços dos transportes urbanos de Lisboa e Porto no próximo ano. A descida dos custos com combustível é um dos fundamentos da decisão.

Bruno Simão/Negócios
Maria João Babo mbabo@negocios.pt 28 de Dezembro de 2015 às 16:17
  • Assine já 1€/1 mês
  • 11
  • ...

Os preços dos títulos dos transportes públicos urbanos de Lisboa e Porto não vão sofrer aumentos em 2016, adiantou ao Negócios o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.


De acordo com responsável, que tem a tutela do sector, "não se justifica que haja aumentos dos preços". Entre os vários factores a considerar na decisão, Matos Fernandes salientou a descida dos custos com o combustível.

As tarifas da Carris, STCP, metros de Lisboa e Porto e Transtejo/Soflusa vão assim manter-se inalteradas no próximo ano, não havendo sequer lugar a uma actualização em função da taxa de inflação.


No ano passado, os preços dos títulos de transporte público também não sofreram aumentos. O anterior Executivo chegou a colocar em cima da mesa a possibilidade de uma descida das tarifas, mas essa opção foi abandonada devido à evolução da taxa de inflação no final do ano.

Em 2014 o aumento médio do preço dos transportes tinha sido de 1% e no ano anterior de 0,9%.Em 2012 a subida foi de 5%, depois de em Agosto de 2011 o Governo de Passos Coelho ter decidido um aumento extraordinário destes preços, na ordem dos 15%. Em Janeiro desse ano os títulos dos transportes públicos tinham subido 4,5%.

Ver comentários
Saber mais transportes preços 2016
Outras Notícias