Bruxelas aprova compra da Royal Caribbean pela Springwater
A Comissão Europeia aprovou esta sexta-feira, 22 de Julho, a compra da maioria do capital da Royal Caribbean Cruises pelo fundo Springwater.
PUB
O negócio foi anunciado em Maio, quando a dona da Topatlântico e da Geostar queria adquirir 51% do capital da Pullmantur e da Croisières de France, marcas de cruzeiros que operam em Espanha, França e Portugal.
Criava-se aí ainda uma sociedade entre as duas empresas, com a Royal Caribbean a manter a propriedade dos barcos e 49% do capital.
PUB
"A Comissão concluiu que a proposta de aquisição não vai aumentar as preocupações com a concorrência, tendo em conta o impacto limitado na estrutura de mercado", informou Bruxelas.
Em Portugal, a Springwater comprou a antiga Espírito Santo Viagens em 2014, aquando do colapso do Grupo Espírito Santo. Mais tarde, viria a acrescentar a marca Geostar – detida pela Sonae – ao catálogo.
PUB
Numa entrevista ao Negócios em Junho, o CEO Martin Gruschka (na foto) admitiu que a "queda dos Espírito Santo foi uma grande oportunidade" e mostrou-se disponível para reforçar a presença em Portugal, com um ritmo de compra de duas novas empresas por ano.
A Geostar diz-se "agnóstica" quanto aos sectores de investimento, tendo empresas com receitas entre os 150 e os 400 milhões de euros na mira.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Comissão Europeia Royal Caribbean Cruises Espanha França Royal Caribbean Espírito Santo Viagens Grupo Espírito Santo Sonae Martin Gruschka economia negócios e finanças SpringwaterAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda