Bruxelas aprova compra da Royal Caribbean pela Springwater

A dona da Topatlântico e Geostar recebeu luz verde da Comissão Europeia para adicionar a oferta de cruzeiros da Pullmantur e da Crosières de France ao seu portefólio.
Bruno Simão
Wilson Ledo 22 de Julho de 2016 às 12:23

A Comissão Europeia aprovou esta sexta-feira, 22 de Julho, a compra da maioria do capital da Royal Caribbean Cruises pelo fundo Springwater.

PUB

O negócio foi anunciado em Maio, quando a dona da Topatlântico e da Geostar queria adquirir 51% do capital da Pullmantur e da Croisières de France, marcas de cruzeiros que operam em Espanha, França e Portugal.

Criava-se aí ainda uma sociedade entre as duas empresas, com a Royal Caribbean a manter a propriedade dos barcos e 49% do capital.

PUB

"A Comissão concluiu que a proposta de aquisição não vai aumentar as preocupações com a concorrência, tendo em conta o impacto limitado na estrutura de mercado", informou Bruxelas.

Em Portugal, a Springwater comprou a antiga Espírito Santo Viagens em 2014, aquando do colapso do Grupo Espírito Santo. Mais tarde, viria a acrescentar a marca Geostar – detida pela Sonae – ao catálogo.

PUB

Numa entrevista ao Negócios em Junho, o CEO Martin Gruschka (na foto) admitiu que a "queda dos Espírito Santo foi uma grande oportunidade" e mostrou-se disponível para reforçar a presença em Portugal, com um ritmo de compra de duas novas empresas por ano.

A Geostar diz-se "agnóstica" quanto aos sectores de investimento, tendo empresas com receitas entre os 150 e os 400 milhões de euros na mira.

PUB
Pub
Pub
Pub