De Norte a Sul, a passar nas ilhas. As 40 recomendações de luxo em Portugal para a Condé Nast

A Condé Nast Johansens elegeu 33 hotéis em Portugal e sete espaços de bem-estar para o seu anuário de estabelecimentos de luxo. Portugal é apenas ultrapassado no número de sugestões pelo Reino Unido.
O Grande Real Villa Itália Hotel, em Cascais, foi uma das escolhas da Condé Nast
DR
Inês Pinto Miguel 14 de Dezembro de 2025 às 17:00

Portugal volta a constar no guia mundial de luxo da Condé Nast Johansens, onde estão mais de 40 unidades, entre hotéis e espaços de bem-estar. O território nacional é o segundo país com mais recomendações no guia anual, sendo apenas ultrapassado pelo Reino Unido, que soma 74 sugestões de luxo.

São espaços que vão desde a região Norte até ao Algarve, passando pelas ilhas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Entre os 40 estabelecimentos selecionados pela dona da Vogue e The New Yorker estão 33 hotéis em Portugal. 

PUB

A região de Lisboa é a que agrupa mais recomendações, seguida do Norte e Porto. Iniciando a viagem a Norte, a Condé Nast Johansens recomenda o hotel Torre de Gomariz Wine & Spa Hotel, em Cervães, no distrito de Braga, seguindo-se a Casa Melo Alvim em Viana do Castelo e a Casa da Calçada em Amarante.

O Grande Porto garante as restantes nomeações, com o hotel Hospes Infante Sagres Porto, The Lince Santa Clara Histoci Hotel, Altis Porto Hotel, The Rebello, Forte de Gaia Autograph Collection, M Maison Particulière Porto e a Wine & Books Hotels Porto. 

Mais a sul, em Lisboa e Vale do Tejo, contabilizam-se 15 espaços, entre hotéis e centros de bem-estar. O Palácio Estoril Hotel Golf & Wellness recebe uma dupla menção, precisamente pelas duas vertentes, seguindo-se o Altis Belém Hotel & Spa com vista para o rio, o Luster Hotel no Saldanha, o Verride Palácio de Santa Catarina e o Dream Guincho. Da lista na capital estão ainda incluídos o Santiago de Alfama - Boutique Hotel, o Grande Real Villa Itália Hotel & Spa, The Lumiares Hotel & Spa, 1908 Lisboa Hotel, The Vintage Hotel & Spa, The Albatroz Hotel, Altis Avenida Hotel, Estoril Vintage Hotel e RM The Hotel Experience, enquanto o Corinthia Lisbon recebe a dupla menção com o centro de bem-estar.

PUB

Continuando a descer em Portugal continental, a região do Alentejo tem quatro hotéis distinguidos pela publicação. São eles a Noble House Essence Évores, o Sobreiras Alentejo Country Hotel em Mosqueirão, o Gandum Village - Conscious Boutique Hotel em Montemor-o-Novo e a Quinta do Paral na Vidigueira. 

No extremo sul do país, o grupo Minor, donos dos hotéis Tivoli, recebem uma estrela de ouro, com três hotéis a serem distinguidos pela Condé Nast. O Tivoli Carvoeiro, o Marina Vilamoura e o Tivoli Alvor são as distinções hoteleiras, enquanto o Serenity - The Art of Well Being no Pine Cliffs Resort recebe a condecoração pela spa.

No meio do oceano, a Região Autónoma dos Açores recebe dois galardões hoteleiros para o Solar dos Cantos Botanic House & Garden, no coração de Ponta Delgada, e para o Terra Nostra Garden Hotel, do grupo Bensaude. Ambos os espaços estão localizados na ilha de São Miguel.

PUB

Ainda no Atlântico, a Condé Nast Johansens deixa a sugestão de estadia em cinco hotéis de luxo na Região Autónoma da Madeira. A Estalagem da Ponta do Sol, o 1905 Zino's Palace, a Quinta da Casa Branca, a Quinta da Bela Vista e a Quinta Jardins do Lago são as recomendações da dona da Vanity Fair quando os viajantes procuram um hotel de luxo para as suas pernoitas.

Pub
Pub
Pub