Número de passageiros do Porto de Lisboa cresce 8% até junho

O Porto de Lisboa recebeu mais de 239 mil passageiros no primeiro semestre deste ano. Passaram pela capital 193 navios a operar no Mediterrâneo e ilhas atlânticas e outros 29 que fazem travessias transatlânticas.
Bruno Simão
Negócios 08 de Julho de 2019 às 17:54

O movimento no Porto de Lisboa continua a crescer, ainda que a um ritmo menos acelerado do que aquele que tem sido registado. No primeiro semestre do ano, o porto recebeu mais de 239 mil passageiros, o que corresponde a um aumento superior a 8% em relação a igual período do ano passado.

PUB

Ao todo, segundo a informação enviada às redações pelo Porto de Lisboa, esta segunda-feira, 8 de julho, a capital recebeu 239.135 passageiros entre janeiro e junho deste ano, mais 8,1% do que no período homólogo. Apesar do aumento, este fica aquém daquele que foi registado no primeiro semestre do ano passado, quando o número de passageiros subiu 14,7%.

O número de navios de cruzeiro a operar no Mediterrâneo e ilhas atlânticas que passaram por Lisboa aumentou de 177 no primeiro semestre de 2018 para 193 em 2019. Já as travessias transatlânticas aumentaram de 24 para 29 no mesmo período.

PUB

A justificar este crescimento está, sobretudo, a evolução dos passageiros em "turnaround" (aqueles que iniciam e terminam a viagem em Lisboa), que totalizaram 20.518 neste primeiro semestre, mais 41% do que no mesmo período do ano passado. Já o número de passageiros em trânsito ascendeu a 200.554, mais 5% do que no ano passado.

A presidente do conselho de administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira, atribui ao novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, inaugurado em novembro de 2017, a evolução das viagens de "turnaround". Segundo a responsável, este terminal "oferece as melhores condições para acolher navios e passageiros de cruzeiro".

PUB

"A localização do Porto de Lisboa confere-lhe vantagens acrescidas relativamente a outros portos, no que respeita ao início da época de cruzeiros no Mediterrâneo e às viagens de reposicionamento", diz ainda, citada em comunicado.

Saber mais sobre...
Saber mais turismo porto de lisboa cruzeiros
Pub
Pub
Pub