Portugal recebe mais de 330 pedidos de licenciamento para novos hotéis até agosto

Os concelhos de Lisboa e Porto recebem dois terços dos pedidos de licenciamento de projetos turísticos nas respetivas Áreas Metropolitanas.
A serem autorizados, serão adicionados mais de 585 mil metros quadros destinados ao turismo.
DR
Inês Pinto Miguel 14:01

Os municípios portugueses receberam 338 pedidos de licenciamento para novos empreendimentos turísticos até agosto. A Grande Lisboa captou o interesse para a instalação dos futuros hotéis, revela o relatório do Confidencial Imobiliário. 

"Lisboa recebe quase dois terços dos projetos turísiticos em 'pipeline' na respetiva Área Metropolitana, a qual contabiliza um total de 40 empreendimentos, distribuídos por nove outros concelhos além da capital", lê-se no documento. Só o concelho de Lisboa recebeu 25 pedidos para a construção de novos empreendimentos turísticos nos primeiros oito meses do ano, o que, caso sejam aprovados, significa uma área de 52.900 metros quadrados.

PUB

O Porto é o segundo concelho com o segundo maior número de pedidos de licenciamento, com 13 empreendimentos a efetuar pedidos, ao solicitar uma área de 12.950 metros quadrados. "O concelho é responsável por dois terços dos projetos turísticos em carteira na região Metropolitana, que contabiliza 20 empreendimentos em licenciamento até agosto, abrangendo mais cinco concelhos além do Porto", indica o relatório do portal.

Já o Algarve registou 57 pedidos de novos empreendimentos turísticos para licenciamento entre janeiro e agosto, num total de 165.300 metros quadrados de área turística. Lagoa mostrou-se o concelho mais dinâmico da região, com 11 projetos em carteira para aprovação numa área de 24.700 metros quadrados. Todos os municípios, com exeção de São Brás de Alportel, estão abrangidos por licenciamentos para novos empreendimentos turísticos. 

No ano passado, foram submitidos 435 pedidos de licenciamento, mais 17% do que os 372 submetidos no total de 2023. Assim, os 338 pedidos que deram entrada até agosto dão um bom mote de crescimento do interesse de empreendimentos turísticos por Portugal.

PUB
Pub
Pub
Pub