Raul Martins: "O alojamento local carece de urgente intervenção legislativa"
O presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, Raul Martins, defendeu esta quarta-feira, 29 de Novembro, que "a situação do alojamento local carece de urgente intervenção legislativa".
PUB
O responsável falava na abertura da apresentação do estudo "Alojamento local – qual o fenómeno?", desenvolvido entre a AHP e a Universidade Nova de Lisboa. O mesmo conclui que 40% do alojamento local que é publicitado na principal plataforma, a Airbnb, se encontra em situação ilegal – o correspondente a 13 mil unidades.
PUB
"Tem havido muita polémica e discussões apaixonadas acerca do alojamento local. A hotelaria não pode ignorar esta polémica", acrescentou. O responsável reconheceu que a realidade do alojamento local "faz parte da oferta do alojamento turístico" e, por isso mesmo, não pode ser ignorada.
PUB
Raul Martins lembrou a necessidade de se procurar um equilíbrio entre o número de habitantes e de turistas em unidades de alojamento local, de modo a evitar conflitos entre ambos quando diferentes registos convivem no mesmo espaço. Numa entrevista ao Negócios, o líder da AHP já tinha referido a necessidade de os condomínios autorizarem a instalação de unidades de alojamento local nos respectivos prédios.
PUB
Até Setembro, o Registo Nacional do Alojamento Local (RNAL) contava com 31.330 unidades registadas a nível nacional. Já a plataforma de alojamento mais utilizada, a Airbnb, apresentava anúncios a 44.808 unidades. A diferença efectiva é, assim, de 13.478 unidades.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Raul Martins Associação da Hotelaria de Portugal alojamento local Registo Nacional do Alojamento Local políticaAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda