pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Portugal devolveu 86 milhões de euros em IVA a turistas fora da UE

O Fisco certificou quase 900 mil faturas de turistas de fora da UE no ano passado, com os gastos destes a ascenderem a 463 milhões de euros. Os turistas brasileiros fizeram o maior número de compras, mas os chineses gastaram mais.

Os turistas brasileiros foram os que submeteram mais faturas em 2024.
Os turistas brasileiros foram os que submeteram mais faturas em 2024. Nuno Alfarrobinha
08:56

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) devolveu 86 milhões de euros a turistas fora da União Europeia (UE) no ano passado, ao abrigo do regime de isenção fiscal, o chamado "tax free". De acordo com o , este valor chegou a turistas de 254 países, depois da certificação de quase 900 mil faturas.

O relatório do Fisco mostra que a devolução deste montante é correspondente a 463 milhões de euros em compras em território nacional. Trata-se de um aumento dos gastos de 9%, e respetivo "tax free", e de um acréscimo de 8% no número de faturas apresentadas e validadas. 

Os dados das Finanças evidenciaram ainda que os turistas brasileiros representaram 22% das faturas certificadas com o regime "tax free", seguidos pelos dos Estados Unidos da América (17%), angolanos (11%) e os da China (10%). São estes últimos que apresentam ainda o valor mais elevado por fatura, avaliado em 1.652 euros, seguidos dos turistas de Hong Kong (1.612 euros) e dos provenientes dos Emirados Árabes Unidos (1.310 euros).

Ver comentários
Publicidade
C•Studio