Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal registou 41 milhões de passageiros em 2016

Os dados do Eurostat conhecidos esta quarta-feira, 11 de Outubro, mostram Portugal como um dos países com maior crescimento no número de passageiros transportados, acima do ritmo comunitário.

Bloomberg
Wilson Ledo wilsonledo@negocios.pt 11 de Outubro de 2017 às 10:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Portugal está entre os países que registaram maiores subidas no número de passageiros transportados em 2016, mostram os dados divulgados esta quarta-feira, 11 de Outubro, pelo Eurostat.

O país alcançou quase 41 milhões de passageiros ao longo do ano passado, garantindo um crescimento de 13,7%. Deste total, 29,5 milhões dizem respeito a viajantes dentro da União Europeia. De fora do espaço comunitário vieram outros sete milhões. As viagens internas representaram 4,5 milhões de passageiros.


É uma tendência que está alinhada com os resultados na União Europeia onde, em 2016, se registaram quase 973 milhões de passageiros, mais 5,9% ou 54 milhões do que no ano anterior. Assim se mostra que Portugal está a crescer acima do ritmo comunitário.


Os viajantes dentro do espaço europeu pesaram quase metade do total (47%). As deslocações dentro dos próprios Estados-membros representaram outros 17%. Fora da União Europeia vieram 36%.


O maior número de passageiros foi registado no Reino Unido, com um total de 249 milhões. Seguem-se Alemanha com 201 milhões, Espanha com 194 milhões, França com 145 milhões e Itália com 135 milhões.


Não é por isso de estranhar que o aeroporto de Londres Heathrow se mantenha como o mais movimento no espaço comunitário, com quase 76 milhões de passageiros. Segue-se o Charles de Gaulle em Paris a roçar os 66 milhões de passageiros.


O Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa, a enfrentar problemas de capacidade, figura entre aqueles que registaram maior crescimento, de 11,7%. Pela Portela passaram 22,5 milhões de passageiros: três milhões internos, 14 milhões intracomunitários e 5,5 milhões fora da União Europeia.

Ver comentários
Saber mais Portugal União Europeia Eurostat transportes economia negócios e finanças aviação
Mais lidas
Outras Notícias