Bolsa acompanha ganhos europeus impulsionada pela Brisa e PT
A bolsa nacional fechou a valorizar impulsionada essencialmente pela Brisa e pela Portugal Telecom. O PSI-20 apreciou 0,25% numa sessão marcada pelo ganho superior a 5% da Altri. A empresa presidida por Paulo Fernandes beneficiou da subida do preço da pasta e da expectativa de resultados que vão ser amanhã divulgados.
O principal índice da bolsa nacional cotou nos 12.831,13 pontos com 14 acções a subir, quatro em queda e duas inalteradas. O PSI-20 acompanhou hoje a tendência positiva dos principais índices europeus e norte-americanos no dia em que o presidente-executivo do Deutsche Bank manifestou o seu optimismo face à evolução dos mercados financeiros.
PUB
Josef Ackermann acredita que, após a turbulência ocorrida em Agosto, os mercados começam a dar sinais de estabilidade.
Por cá, a Brisa [brisa] foi o título que mais impulsionou com uma valorização de 1,70% para os 9,57 euros.
Grupo PT sobe com divulgação de data do "spin-off"
PUB
A Portugal Telecom [ptc] também contribuiu para a tendência com uma subida de 0,59% para os 10,15 euros enquanto a sua participada se destacou com uma valorização de 1,41% para os 12,20 euros. A realização do "spin-off" da PT Multimédia em Outubro é "positivo" para a empresa, de acordo com os analistas do ES Research.
Daniel Proença de Carvalho, estima que o próximo conselho de administração (CA) da operadora esteja definido ainda em Setembro. Este avanço irá permitir que a operação de separação da dona da TV Cabo do "universo" da PT esteja fechada "no final deste ou no próximo mês", adiantou o próprio.
A Energias de Portugal [edp] valorizou 0,25% para os 4,04 euros enquanto o Banco Espírito Santo [besnn] avançou 1% para os 16,09 euros. Na restante banca, o Banco BPI [bpin] subiu 0,62% para os 6,53 euros enquanto o Banco Comercial Português [bcp] travou maiores ganhos com uma queda de 2,01% para os 3,41 euros, depois de ter acumulado um ganho de cerca de 5% nas duas últimas sessões.
PUB
Do lado dos ganhos, o destaque pela positiva vai para a Altri que disparou 5,13% para os 6,56 euros, com o mercado à espera de bons resultados que serão amanhã divulgados.
A Altri beneficiou também com a subida dos preços da pasta. De acordo com os dados hoje divulgados pela FOEX, o preço da BHKP aumentou quase 4 dólares na semana passada, para 719,53 dólares a tonelada, atingindo desta forma um novo máximo histórico.
A Mota-Engil, que ontem valorizou mais de 7,5% a beneficiar da adjudicação da construção e exploração de uma mina de urânio no Malawi, manteve a tendência com uma subida de 0,16% para ops 6,14 euros.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda