A sua semana dia-a-dia: A reunião do BCE, o leilão de dívida e a S&P para Portugal

A semana será marcada pela reunião de política monetária do BCE e pelo retorno do IGCP com um leilão de dívida longo prazo, na semana em que a S&P se pode pronunciar sobre Portugal.
Jornal de Negócios
pub
Patrícia Abreu 09 de setembro de 2018 às 18:00

Segunda-feira Confiança dos investidores baixa


O sentimento de confiança dos investidores deverá ter registado uma deterioração, este mês. Com a crise dos emergentes a contagiar o sentimento dos investidores em relação aos activos de maior risco, o indicador deverá ter recuado de 14,7 pontos, em Agosto, para 13,7 pontos em Setembro, segundo as previsões da Bloomberg.
Terça-feira Emprego na Zona Euro cresce no trimestre
Serão divulgados esta terça-feira novos números sobre a evolução do emprego na Zona Euro. Segundo a Bloomberg, a criação de emprego nos países do euro deverá ter crescido 0,4% no segundo trimestre do ano, face aos primeiros três meses de 2018.
Terça-feira Evolução de novo crédito à habitação

O Banco de Portugal divulga novos dados sobre a concessão de crédito à habitação, relativos a Julho. Nos seis primeiros meses do ano, as novas operações de crédito à habitação somaram 4.774 milhões de euros, um crescimento de 25% face ao período homólogo.

Quarta-feira IGCP faz leilão de dívida de longo prazo

O Tesouro português realiza o primeiro leilão de dívida pública após uma pausa destas operações durante o Verão. O instituto que gere a dívida pública portuguesa, o IGCP, procura levantar até mil milhões de euros, com a emissão de títulos a cinco e a dez anos. Trata-se do primeiro leilão de dívida de longo prazo em dois meses.

Quarta-feira Apple apresenta novos iphone
A empresa liderada por Tim Cook realiza a sua conferência anual, em Cupertino, onde irá apresentar os novos produtos da empresa. Espera-se que sejam apresentados três novos telemóveis. A expectativa é que este ano não seja de grandes novidades, optando a Apple por apresentar uma evolução face ao iPhone X.
 
Quinta-feira Compras do BCE baixam para metade 
O Banco Central Europeu realiza, esta quinta-feira, a sua reunião de política monetária. A entidade liderada por Mario Draghi deverá manter as taxas de juro inalteradas e reiterar a redução do seu programa de compra de activos para metade nos últimos três meses do ano, antes do fim do plano, no final de Dezembro.  

Quinta-feira FMI faz conferência sobre dívida pública
O Fundo Monetário Internacional (FMI) organiza uma reunião sobre dívida soberana, em Washington. A directora-geral do Fundo faz o discurso de abertura. Temas como a situação política italiana e a crise dos emergentes devem estar em destaque.
Sexta-feira S&P pronuncia-se sobre Portugal 
Um ano depois de ter surpreendido ao retirar Portugal de um nível especulativo, a Standard & Poor's tem agendada uma possível acção de "rating" para o país. Actualmente, a agência avalia a dívida portuguesa em "BBB-".

Sexta-feira China divulga produção industrial
Num momento em que a China continua a ser o principal alvo das tarifas comerciais de Donald Trump, o país reporta vários indicadores económicos relevantes. Será conhecida a evolução da produção industrial e das vendas a retalho chinesas, no último mês. 
pub

pub