Arranca reunião da Fed e 4 outras coisas que precisa de saber para começar o dia

A Reserva Federal dá início à reunião de política monetária onde deverá cortar as taxas de juro, no mesmo dia em que serão divulgados vários dados da economia dos EUA. Por cá, a banca italiana vai reagir aos novos planos do Governo.
newsletter cinco coisas 5coisas
Bárbara Cardoso 06:45
Fed dá início a reunião para decidir juros

A Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) dá início esta terça-feira à reunião de dois dias de política monetária que irá culminar na conferência de imprensa de Jerome Powell. de referência norte-americana em 25 pontos-base. Há, contudo, quem admita que seja de 50 pontos-base .

Chuva de dados nos EUA

Serão divulgados vários dados económicos nos EUA que vão permitir acompanhar a saúde da maior economia do mundo, na véspera da decisão de política monetária da Reserva Federal, Vão ser conhecidos os dados das vendas no retalho, os preços das importações e exportações e ainda a produção industrial - todos referente ao mês de agosto. Os analistas preveem uma ligeira subida (0,2%) nas vendas no retalho, e, em contraciclo, uma descida modesta nos preços das compras (-0,3%) e vendas ao estrangeiro e na produção industrial (-0,1%).

Sentimento económico para a Zona Euro

É divulgado esta terça-feira o indicador ZEW de expectativas económicas de setembro, que é visto como uma importante métrica de sentimento da Zona Euro. As estimativas do mercado apontam para uma queda para 20,3 pontos este mês, face a 25,1 em agosto. O mesmo indicador vai ser revelado para a Alemanha. Em agosto, este indicador caiu pela primeira vez em quatro meses para 34,7 pontos e antecipa-se uma nova queda para 27,3 pontos. Em causa estarão as tarifas dos EUA ao bloco e o acordo comercial com a Casa Branca, que não impressionou os especialistas, segundo o presidente do ZEW. praticamente para o nível apurado em dezembro e invertendo a tendência de ganhos de confiança do primeiro trimestre.

Indústria permite medir o pulso ao bloco

O setor industrial da Zona Euro será alvo de análise esta terça-feira pelos investidores, que vão estar atentos a possíveis impactos na produção no mês de julho pelas tarifas impostas pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, . No mês anterior, a produção industrial no bloco recuou 1,3% face a maio, tendo subido 0,2% face ao mês homólogo. O mercado antecipa uma subida nos dados de julho. Hoje será também conhecida a taxa de inflação de agosto em Itália e, fora da Zona Euro, a taxa de desemprego em julho no Reino Unido.

Reação da banca italiana aos planos de Meloni 

Esta segunda-feira, o governo de Itália, liderado por Giorgia Meloni, anunciou estar a trabalhar num plano preliminar para angariar 1,5 mil milhões de euros adicionais junto dos bancos italianos em 2027. O plano passa por adiar as suas deduções fiscais e as autoridades italianas estão já a considerar renovar a medida por mais 12 meses, elevando o total das contribuições para o orçamento para 3 mil milhões em dois anos. O anúncio foi feito já depois do fecho dos mercados, pelo que os investidores da banca italiana irão estar a reagir, com possíveis impactos no setor correspondente na Europa.

Pub
Pub
Pub