Banca grega desliza em bolsa com moção de confiança a Tsipras à vista
Os bancos gregos estão a ceder em bolsa numa altura em que o líder do Governo grego, Alex Tsipras, convocou uma moção de confiança, face à desistência de um dos partidos com o qual formava uma coligação que apoia o seu governo.
PUB
O índice que reúne os bancos gregos, o Athex Composite Index, já registou uma perda de 3,3%. O Eurobank Ergasias desliza 2,4% e o Alpha Bank cede 2,1%.
Paralelamente, os preços das obrigações gregas a dez anos estão inalterados, com a "yield" das obrigações a 10 anos estável nos 4,3%.
PUB
O nervosismo político chegou com a discordância de um dos partidos que fazia parte da coligação governativa chefiada por Tsipras, os Gregos Independentes (Anel), na questão da designação da Macedónia. Panos Kammenos, o líder do Anel e ministro da defesa grego, demitiu-se do cargo em oposição à decisão do Governo de nomear a Macedónia "República da Macedónia do Norte", o que abre caminho para que este país integre a Nato e à União Europeia.
Até agora, os gregos declaravam-se opositores quanto à alteração da designação da Macedónia, pela desconfiança de que a mudança de nome implique ambições deste país vizinho quanto à região do norte da Grécia com o mesmo nome.
Os recentes eventos políticos aumentam a probabilidade de eleições antecipadas. Na Grécia é tempo de campanha política, com o aproximar das eleições de setembro. As sondagens apontam uma preferência atual dos eleitores pelo partido da oposição, o Nova Democracia. Se a moção de confiança for chumbada, Grécia parte para eleições antecipadas.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Governo União Europeia Anel Alex Tsipras Gregos Independentes Athex Composite Index Alpha Bank Eurobank Ergasias Nova Democracia Panos Kammenos República da Macedónia do Norte Nato Grécia política governo (sistema)Mais lidas
O Negócios recomenda