Banco de Portugal cria grupo de contacto com o mercado para o euro digital
O Banco de Portugal criou um grupo de contacto com o mercado, com o objetivo de discutir o projeto do euro digital, tendo a primeira reunião acontecido esta quinta-feira, segundo adianta o supervisor.
PUB
O primeiro encontro dinamizado no âmbito deste grupo de contacto, para avaliar o impacto daquela que poderá ser a moeda digital do Banco Central Europeu (BCE), foi presidido por Hélder Rosalino, administrador do Banco de Portugal.
PUB
Segundo o Banco de Portugal, nesta fase, serão estudados os desenhos funcional e técnico do euro digital e avaliados os impactos associados à sua eventual emissão.
O Banco de Portugal pretende que este grupo contribua para obter a vis\ao de diferentes intervenientes da sociedade quanto às opções relativas à conceção e distribuição de um potencial euro digital e às oportunidades que a introdução do euro digital poderá trazer para os diferentes agentes e setores de atividade intervenientes no mercado de pagamentos nacional, desde consumidores, comerciantes, prestadores de serviços de pagamentos a fornecedores de infraestrutura de aceitação de pagamentos.
PUB
"Os membros do Grupo de Contacto com o Mercado sobre o Euro Digital foram selecionados pelo Banco de Portugal, com base na sua experiência profissional e ligação ao sistema financeiro e, em particular, à área de pagamentos", acrescenta o supervisor.
PUB
Na primeira reunião do Grupo de Contacto, que decorreu ontem, foram apresentadas as perspetivas dos membros sobre alguns dos tópicos em discussão no âmbito do projeto do euro digital, nomeadamente, os casos de uso considerados prioritários e as vantagens e desvantagens associadas a diferentes opções de desenho do euro digital.
Os trabalhos deverão prolongar-se durante a fase de investigação do projeto para a criação daquela que poderá ser a primeira moeda digital do BCE.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda