Benfica compra ações de Luís Filipe Vieira
O Benfica vai comprar as ações que Luís Filipe Vieira tinha na SAD encarnada e que esta semana serão colocadas em leilão pela JB Capital, tal como o Negócios avançou esta segunda-feira.
"O Sport Lisboa e Benfica informa os seus sócios e adeptos que tem vindo a acompanhar ao longo dos últimos meses com toda a atenção e rigor o processo executivo onde foram penhoradas ações detidas por Luís Filipe Vieira. Nesse sentido, comunicou atempadamente ao tribunal competente o seu direito de preferência sobre as referidas ações no âmbito do leilão previsto", afirma o clube em comunicado.
PUB
A posição que o ex-presidente encarnado detinha no Benfica e havia sido penhorada pelo Novo Banco era de 3,28%.
O direito de preferência do Benfica sobre estas ações resulta de uma decisão do próprio Luís Filipe Vieira comunicada à CMVM em julho de 2021.
Nesse documento, "esclarece-se que, através de uma carta com data de 11 de setembro de 2020, o Sr. Luís Filipe Vieira, titular ações representativas de 3,28% do capital social da Benfica SAD cujos inerentes direitos de voto são imputáveis ao Sport Lisboa e Benfica, concedeu ao Sport Lisboa e Benfica um direito de preferência na aquisição daquelas ações caso decida transmiti-las a terceiro".
PUB
As ações do antigo presidente do Benfica foram arrestadas pelo Novo Banco em novembro de 2021, em resultado de uma providência cautelar paralela a uma ação executiva na qual o banco reclamava o pagamento de 7,5 milhões de euros de um financiamento feito à Promovalor. Como a dívida não foi saldada, o Novo Banco acionou as livranças pessoais dadas por Luís Filipe Vieira, entre as quais se incluía a participação na SAD encarnada.
O leilão decorre por iniciativa do agente de execução do processo que mandatou a JB Capital para alienar a referida participação.
A posição de 3,28% corresponde a um total de 753.615 ações. Na sexta-feira os títulos da SAD do Benfica estavam a valer 3,7 euros. Usando esta cotação como referência, o bloco de ações que era do ex-presidente pode valer cerca de 2,8 milhões de euros.
PUB
A notícia do Negócios, dando conta do leilão, valorizou os títulos. Na sessão desta segunda-feira, as ações da SAD do Benfica registaram uma valorização de 5,89% e fecharam a valer 3,9495 euros.
Notícia atualizada às 22:21
Mais lidas
O Negócios recomenda