Citigroup destaca liquidez da Portugal Telecom e Zon

Previsões do banco de investimento apontam para uma subida dos lucros da Zon e uma queda dos resultados da PT no segundo trimestre.
Nuno Carregueiro 05 de Julho de 2012 às 12:04

Na análise à Portugal Telecom o banco assinala que a empresa liderada por Zeinal Bava tem uma elevada alavancagem, com a dívida a representar três vezes o EBITDA. “Mas a sua forte posição de liquidez indica que a empresa deve ter tempo para desalavancar [o seu balanço], mantendo ao mesmo tempo uma remuneração atractiva aos seus accionistas”, acrescenta.

Quanto à Zon, o Citigroup destaca que é “sensata” a decisão de dar prioridade à geração de “free cash flow” e que o foco está agora nas opções estratégicas a tomar, devido à alteração da base accionista.

PUB

Assinala ainda que a empresa liderada por Rodrigo Costa “melhorou significativamente a sua posição de liquidez em Junho, depois de ter encaixado 200 milhões de euros com a emissão de obrigações no retalho”.

Quanto aos resultados do segundo trimestre, o Citigroup espera “números operacionais sólidos”, dado que a empresa continua “a ganhar quota de mercado na televisão paga e na banca larga”. As receitas deverão ter ficado em 1,64 mil milhões de euros entre Abril e Junho, com o EBITDA a descer 14% para 552 milhões de euros. Os resultados líquidos terão ficado em 65 milhões de euros, o que representa uma queda homóloga de 21% e um aumento de 15% face aos primeiros três meses deste ano.

No caso da Zon as perspectivas do Citigroup apontam para uma ligeira subida de 0,6% nas receitas, para 212,7 milhões de euros, com o EBITDA também a ficar estável em 79,1 milhões de euros. Já os lucros do segundo trimestre terão ficado em 11,8 milhões de euros, um aumento homólogo de 18,8% e uma quebra de 65,5% contra os primeiros três meses do ano.

PUB

O banco de investimento estima que a Zon vai continuar a beneficiar com o fim da televisão analógica, o que terá provocado um aumento do número de subscritores de TV paga da Zon. Este crescimento, em conjunto com o aumento dos preços e a contribuição do negócio em Angola terá compensado o efeito da deterioração económica em Portugal.

O Citigroup tem uma recomendação de “neutral” para a Zon, com um preço-alvo de 2,40 euros. Para a Portugal Telecom a recomendação é de “comprar”, com um preço-alvo de 4,70 euros.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Research mercados Portugal Telecom Zon
Pub
Pub
Pub