China deixou de estar representada entre as 10 maiores empresas do mundo

A China deixou de ter uma única empresa a representar a segunda maior economia do mundo entre as 10 maiores empresas do mundo, em termos de capitalização bolsista. A perspectiva de crescimento mais lento tem pressionado as cotações das empresas naturais da China.
Bloomberg
Hugo Paula 27 de Junho de 2013 às 19:49

A produtora petrolífera estatal Petrochina era a sexta maior empresa do mundo mas viu a sua capitalização bolsista cair 35 mil milhões de dólares (26,8 mil milhões de euros), durante o último mês, para 214 mil milhões e passou a ser a 12.ª maior empresa do mundo, segundo dados citados pela Bloomberg. Já o Industrial  & Commercial Bank of China desceu quatro posições, para 13.º posição, ao perder 28 mil milhões de dólares da sua capitalização bolsista.

 

PUB

Segundo os dados da agência especializada em notícias e mercados financeiros, as 10 maiores empresas do mundo em termos de capitalização bolsista são todas dos Estados Unidos, depois da Johnson & Johnson e do banco Wells Fargo terem integrado o “top 10” das capitalizações bolsistas.

 

“Os investidores estão interessados nos Estados Unidos porque existem realmente sinais de maior crescimento, enquanto na China ocorre exactamente o oposto”, afirmou uma gestora de fundos da Legg Mason, Wayne Linn, à Bloomberg. “Aquilo a que estamos a assistir é realmente as expectativas a inverterem-se”, acrescentou.

PUB

 

A deterioração do valor das duas cotadas chinesas ocorreu num período em que as acções chinesas estão a corrigir de vários anos de valorização. O índice MSCI China perdeu 15% desde o início do ano depois de ter iniciado o ano num valor que correspondia a quatro vezes a cotação do índice em 2002. Já  Standard & Poor’s 500 avança 12% no ano e a diferença entre o seu desempenho e o do índice chinês é a mais pronunciada em 15 anos, refere a Bloomberg.

Saber mais sobre...
Saber mais China crescimento EUA mercados
Pub
Pub
Pub