Garrafa de whisky leiloada por recorde de 1,1 milhões de dólares
Uma garrafa de whisky Macallan Valerio Adami de 1926 foi arrebatada esta quarta-feira em leilão por um valor recorde: 1,1 milhões de dólares, quase um milhão de euros.
A licitação foi feita por telefone por um coleccionador privado asiático. A garrafa, uma das doze equivalentes que datam de 1986 e cujo rótulo é assinado pelo artista italiano Adami, foi levada a disputar em Edimburgo pelo leiloeiro Bonhams. Não se sabe quantas destas garrafas ainda existem, dado que se conjectura que uma tenha sido destruída num terramoto no Japão em 2011 e se pensa que outra já tenha sido aberta e bebida. De acordo com um especialista em whisky da Bonhams consultado pela Reuters, Martin Green, a bebida leiloada será provavelmente armazenada e não consumida, uma vez que se trata de um item de colecção.
PUB
Não se sabe quantas destas garrafas ainda existem, dado que se conjectura que uma tenha sido destruída num terramoto no Japão em 2011 e se pensa que outra já tenha sido aberta e bebida.
Os preços de whisky têm aumentado a nível global nos últimos anos, sustentados pela crescente procura de garrafas raras de origem escocesa, como as Dalmore e Port Ellen, ou as japonesas Karuizawa and Yamazaki. Este produto valorizou 140% nos últimos cinco anos, de acordo com o índice Vintage 50 compilado pela Rare Whisky 101.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Macallan Vintage Bonhams Edimburgo Rare Whisky Hong Kong Dalmore Port Ellen Karuizawa and Yamazaki economia negócios e finanças bens de consumo bebidasA importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda