Instabilidade no Irão e 4 outras coisas que precisa de saber para começar o dia

Os mercados vão reagir a uma potencial intervenção norte-americana no país do Médio Oriente, o que poderá afetar o mercado do petróleo, com a política monetária norte-americana também em foco. Por cá, os investidores reagem a novidades no negócio MFE-Impresa e são conhecidos dados da indústria.
Newsletter 5 Coisas
Pedro Barros Costa 06:45
Trump avalia intervenção no Médio Oriente 

O mercado do petróleo deve estar agitado esta segunda-feira, depois de ter sido noticiado , no seguimento dos protestos no país. Uma ação militar está em cima da mesa, juntamente com sanções ou ciberataques. Ainda no mercado de crude, Trump , oferecendo garantias de segurança. Os investidores vão reagir à cautela mostrada pelas petrolíferas nesta sessão.      

Responsáveis da Fed discursam 

Os importantes dados do emprego dos EUA divulgados na sexta-feira foram considerados mistos pelos analistas, . A leitura não alterou as perspetivas para os dois cortes de taxas de juro que os mercados esperam em 2026. Os responsáveis da Reserva Federal Thomas Barkin e John Williams, que discursam esta segunda-feira, poderão dar mais pistas sobre a política monetária.         

Investimento da MFE na Impresa apenas em fevereiro

Na sexta-feira, a Impresa comunicou ao mercado que, , para que não obriguem a um reembolso antecipado. A primeira votação só acontecerá a 6 de fevereiro, pelo que só após essa data poderá ser concretizado o investimento, ainda dependente da não obrigatoriedade de uma OPA. Os acionistas vão reagir esta segunda-feira.       

Vendas e emprego na indústria

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os dados de novembro para o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas na indústria. Em outubro, o volume de negócios na indústria aumentou 1,0%, uma subida de 0,2 pontos percentuais em relação ao observado no mês anterior.

Agricultura em foco nos EUA

O Departamento norte-americano da Agricultura divulga os dados de dezembro relativos aos stocks de cereais e oleaginosas nos Estados Unidos, com especial foco nos inventários de trigo, milho e soja.

Saber mais sobre...
Saber mais Casas Futebol Políticas ambientais Política
Pub
Pub
Pub