Supervisores europeus preocupados com endividamento das famílias e comissões das contas

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) publicou, a 21 de Junho, o relatório Consumer Trends Report relativo a 2016, onde menciona as principais preocupações dos supervisores.
pessoas consumo população rua
Bruno Simão/Negócios
Raquel Godinho 14 de Julho de 2016 às 12:41

No relatório Consumer Trends Report relativo a 2016, a Autoridade Bancária Europeia (EBA) identifica e analisa os oito temas que mais preocupam as autoridades de supervisão nacionais da União Europeia na protecção dos consumidores de produtos e serviços financeiros. O endividamento das famílias e as comissões bancárias continuam no topo das preocupações dos supervisores nacionais, refere a EBA.

PUB

Relativamente ao endividamento, os supervisores manifestam preocupação em relação a práticas de concessão de crédito potencialmente prejudiciais dos interesses dos clientes, falta de cooperação das instituições na renegociação do crédito de clientes com dificuldades financeiras e deficiências na avaliação de solvabilidade dos clientes.

Já no tema das comissões, os supervisores estão preocupados nomeadamente com os custos associados às contas de pagamento e a respectiva comparabilidade, bem como os custos dos empréstimos.

PUB

Além disso, é também manifestada preocupação quanto às práticas na comercialização de produtos e serviços bancários (como a venda associada facultativa de produtos financeiros), empréstimos em moeda estrangeira, inovação nos pagamentos, prestadores alternativos de serviços financeiros, moedas virtuais e utilização de dados bancários dos consumidores.

Estas são também as áreas que poderão merecer a intervenção desta autoridade em 2017.

PUB
Pub
Pub
Pub