Candidato a maior IPO do ano perde tamanho
A Arm, fabricante de "chips" britânica que é controlada pelo japonês SoftBank Group, recuou no valor que pretende arrecadar naquela que até ao momento é considerada a maior entrada em bolsa deste ano.
PUB
A empresa pretende captar 4,87 mil milhões de dólares (4,54 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual), segundo os documentos enviados ao regulador norte-americano para o mercado de capitais (na sigla inglesa SEC) e citado pela Bloomberg.
Inicialmente, a Arm tinha a intenção de conseguir entre 8 mil milhões e 10 mil milhões de dólares com a oferta pública inicial (IPO na sigla inglesa). Mas teve de reduzir as metas porque o SoftBank decidiu comprar ao seu fundo Vision uma participação de 25% que este detinha na empresa, pelo que, após a IPO, o grupo japonês vai acabar por deter 90% das ações da Arm, havendo assim menos capital disponível para entregar a novos acionistas, o que compromete as metas previstas inicialmente.
PUB
Ao todo, a fabricante de semicondutores vai oferecer 95,5 milhões de "american depositary shares" – títulos que permitem a cotação de empresas estrangeiras nos EUA – com preços de arranque entre os 47 dólares e os 51 dólares.
De acordo com as contas da Bloomberg, esta operação vai deixar a empresa avaliada em 54,5 mil milhões de dólares, abaixo do intervalo entre 60 mil milhões a 70 mil milhões de dólares inicialmente avançado por vários meios de comunicação.
Apesar deste recuo das metas, a IPO da Arm poderá ainda ser o maior do ano, superando a IPO da Kenvue depois do "spin-off" de 4,37 mil milhões de dólares da empresa da área da saúde da farmacêutica Johnson & Johnson.
PUB
A Arm pondera avançar com o "princing" das ações a 13 de setembro, passando a ser negociadas no dia seguinte.
O SoftBank comprou a Arm em 2016 por 32 mil milhões de dólares. Quatro anos mais tarde, chegou a acordo com a Nvidia para vender a fabricante de "chips" britânica por 40 mil milhões de dólares, mas o negócio foi travado pelos reguladores.
PUB
Os "chips" da Arm estão presentes em milhões de smartphones, incluindo os iPhones.
Saber mais sobre...
Saber mais Arm IPO SoftBank Group Bloomberg economia negócios e finanças Informação sobre empresas mercado e câmbios grandes empresas bolsaMais lidas
O Negócios recomenda