Canva caminha para IPO com avaliação de 36 mil milhões
A plataforma Canva está a caminhar para se estrear em bolsa. Este passo surge depois da Figma, uma das suas rivais, ter avançado para a bolsa de Nova Iorque, e depois da Canva ter lançado um programa de venda aos trabalhadores, com a empresa avaliada em 42 mil milhões de dólares (36 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual).
De acordo com a Bloomberg e o Financial Times, a empresa com sede em Sydney está a dar a possibilidade aos seus trabalhadores de ficarem com ações ou de venderem os títulos a investidores, onde se incluem a JP Morgan Asset Management e a Fidelity Management & Research Company.
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Esta nova oferta significa um aumento superior a 30%, face à avaliação de 27,5 mil milhões de euros do ano passado. Contudo, a empresa tinha sido avaliada em 34 mil milhões em 2021, tendo sofrido uma quebra no seu valor com o período da pandemia, à semelhança de outras empresas de tecnologia.
A tentativa de entrar em bolsa surge num momento em que a empresa está a apostar em inteligência artificial para crescer, seguindo os passos das concorrentes Figma e Adode, tendo adquirido recentemente a startup Leonardo AI, que construiu uma plataforma para gerar imagens através de pedidos escritos ("prompts"). O Canva, fundado em 2013, é amplamente utilizado no contexto escolar e empresarial para apresentações, mas a empresa australiana quer roubar clientes às suas rivais.
O Canva é também uma das empresas mais valiosas da Austrália, sendo apoiada por vários fundos de capital de risco do país. Atualmente com 240 milhões de utilizadores ativos por mês, a empresa estima ter receitas anualizadas de 2,8 mil milhões de euros.
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Ainda que os responsáveis não comentem os planos de entrada em bolsa, os analistas acreditam na intenção de chegar a Nasdaq a médio prazo, seguindo os passos da Atlassian.
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