Corticeira sofre maior queda em seis anos
As acções da Corticeira Amorim sofreram esta sexta-feira a queda mais acentuada em mais de seis anos, reflectindo a venda de um lote de acções equivalente a 10% do capital, por parte do seu maior accionista. Os títulos fecharam o dia a cair 7,85% para 7,966 euros.
PUB
Depois do fecho da sessão de quinta-feira, duas empresas de Américo Amorim anunciaram que iriam realizar uma oferta pública de venda de 10% do capital da Corticeira Amorim, operação que concluíram poucas horas depois.
PUB
Os títulos foram colocados a 7,90 euros cada um desconto de 8,6% face à cotação de fecho de ontem (8,645 euros), o que resultou num encaixe de 107,07 milhões de euros para a Amorim International Participations e a Investmark Holdings.
PUB
Esta sexta-feira as acções chegaram a cair 10,86% para 7,706 euros, um mínimo de final de Agosto e abaixo do preço da OPV, mas acabaram por fechar acima deste valor indicativo. Esta foi já a quinta sessão de quedas para a Corticeira Amorim, que em Outubro negociou em máximos históricos muito perto dos 10 euros por acção.
PUB
A Corticeira Amorim também se destacou pela elevada liquidez, tendo sido transaccionadas perto de um milhão de acções, o que compara com a média diária dos últimos seis meses de 38 mil acções negociadas.
Apesar deste desempenho negativo mais recente, a Corticeira Amorim acumula ainda um ganho de mais de 30% desde o início do ano, mantendo uma capitalização bolsista acima de mil milhões de euros.
PUB
Com a venda deste lote de 10%, as empresas de Américo Amorim continuam a controlar a Corticeira Amorim, com 73% do capital.
PUB
Analistas assinalam efeito positivo
Apesar da queda dos títulos e de já anteciparem uma primeira reacção negativa, os analistas destacam que esta operação pode ter efeitos positivos na Corticeira Amorim, que assim fica com uma maior fatia do capital disperso em bolsa.
PUB
"Apesar do desconto de 8,6% implícito nesta colocação colocar alguma pressão nas acções no curto prazo, vemos esta transacção como tendo um efeito positivo na visibilidade da empresa dado que deverá contribuir para aumentar a liquidez diária das acções", refere o Haitong.
PUB
Já o CaixaBI assinala que "o free float da Corticeira Amorim irá subir para 25% (dos actuais 15%), contribuindo para o aumento da liquidez do título, bem como para a melhoria da sua representatividade no índice PSI-20", o que "se mostrará benéfico para o título".
O banco de investimento assinala mesmo o aumento do "free float" irá "criar condições para que removamos o desconto de 10% actualmente aplicado à nossa estimativa de Fair Value". O CaixaBI avalia as acções da Corticeira Amorim em 8,30 euros, com uma recomendação de "acumular".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Américo Amorim Amorim International Participations Investmark Holdings OPV Corticeira AmorimAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda