Crédit Agricole vende posições em bancos regionais para aumentar capital
Já havia especulação nesse sentido, mas o Crédit Agricole confirmou agora que está a explorar a possibilidade de avançar com a venda das suas participações no capital de dezenas de instituições financeiras regionais francesas. Uma operação que permitirá ao banco reforçar o capital num montante que poderá ascender a 17 mil milhões de euros.
PUB
Esta venda irá "aumentar a flexibilidade financeira" do Crédit Agricole, revelou a instituição num comunicado citado pela Bloomberg. Uma declaração que confirmou as especulações que já existiam no mercado, permitindo à instituição apresentar rácios de capital mais elevados, mas também remunerar os seus accionistas.
Fontes próximas do processo apontam para que o banco avance com a venda de posições em três dezenas de instituições mais pequenas que terão de recomprar ao Crédit Agricole cerca de 25% do capital que este detém. O banco diz que o valor dessas posições varia, mas a Bloomberg refere que o encaixe total pode chegar a 17 mil milhões.
PUB
Estes bancos regionais contribuíram para cerca de um terço dos lucros de 2,63 mil milhões do Crédit Agricole em 2015. Apesar de vendendo perder esses resultados, a estratégia está a ser bem recebida nos mercados.
Os títulos do banco estão a subir 4,64% para 9,479 euros, avaliando o Crédit Agricole em 25 mil milhões de euros. O saldo no ano continua negativo em 12,5%.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda