Dualis Capital vende dois terços da sua participação na Teixeira Duarte em três meses

A sociedade detida a meias pelos empresários nortenhos Eduardo Sardo e Gaspar da Silva, que entrou no outono com mais de 10% do capital da construtora cotada, tornando-se o seu segundo maior acionista da empresa, baixou a sua participação na empresa para cerca de 3,5%.
Eduardo Sardo, da Dualis Capital.
Tony Dias/Movephoto
Rui Neves 17:04

Há sete anos, Eduardo Sardo, dono da imobiliária IDS, comprava as primeiras ações em bolsa da Teixeira Duarte. Em fevereiro de 2020, mês anterior à chegada da pandemia de Covid-19 a Portugal, tornava-se acionista de referência da construtora cotada com uma participação de 2,1280% do capital social da construtora cotada.

No início do ano passado, para reforçar e acelerar a sua investida na Teixeira Duarte, Sardo cedeu 50% da IDS Value à Global F Holding SGPS, controlada por Gaspar Ferreira, empresário que domina o grupo imobiliário Ferreira.

PUB

A 27 março, a empresa liderada pela família Teixeira Duarte reportava à CMVM que a participação imputável à sociedade de Sardo e Ferreira passava a ser composta por 23.323.521 ações, representativas de 5,55322% do capital social.

Entretanto, a IDS Value foi rebatizada como Dualis Capital, informação comunicada ao mercado a 26 de junho, “assinalando o início de uma nova fase estratégia”, avançava, a 1 de setembro, Eduardo Sardo, em declarações ao Negócios.

“Esta mudança de controlo coincidiu com o reforço da posição na Teixeira Duarte para os atuais 9,98%, num movimento que revela a ambição de construir uma aliança sólida e de longo prazo com uma das maiores construtoras portuguesas”, enfatiza, na altura, Eduardo Sardo.

PUB

A 24 de outubro, um mês depois anunciar que tinha superado a fasquia dos 10% no capital da Teixeira Duarte, a Dualis Capital informava o mercado de que a sua posição estava então ficada em 8,71669%.

2 de fevereiro de 2026: “No passado dia 26 de janeiro de 2026, a Dualis Capital - SIC de Valores Mobiliários Fechada, S.A. reduziu a sua participação qualificada imputável na Teixeira Duarte, S.A., passando a situar-se abaixo do limiar de 5% dos direitos de voto correspondentes ao capital social”, lê-se no comunicado publicado no site da CMVM.

Ou seja, a participação imputável à Dualis Capital “passa a ser composta por 14.668.874 ações, representativas de 3,49259% do capital social e dos respetivos direitos de voto da Teixeira Duarte”.

PUB

A participação da Dualis Capital é imputada, em partes iguais, às suas sócias IDS SGPS, que é controlada em 70% por Sardo, e a Global F Holdings SGPS, que tem como acionista dominante Gaspar Ferreira da Silva (59,985%) e o seu irmão José Joaquim Soares Pinto Silva (39,985%).

(Notícia atualizada às 17:21)

Saber mais sobre...
Saber mais Terço Teixeira Duarte
Pub
Pub
Pub