Dualis Capital vende dois terços da sua participação na Teixeira Duarte em três meses
Há sete anos, Eduardo Sardo, dono da imobiliária IDS, comprava as primeiras ações em bolsa da Teixeira Duarte. Em fevereiro de 2020, mês anterior à chegada da pandemia de Covid-19 a Portugal, tornava-se acionista de referência da construtora cotada com uma participação de 2,1280% do capital social da construtora cotada.
No início do ano passado, para reforçar e acelerar a sua investida na Teixeira Duarte, Sardo cedeu 50% da IDS Value à Global F Holding SGPS, controlada por Gaspar Ferreira, empresário que domina o grupo imobiliário Ferreira.
PUB
A 27 março, a empresa liderada pela família Teixeira Duarte reportava à CMVM que a participação imputável à sociedade de Sardo e Ferreira passava a ser composta por 23.323.521 ações, representativas de 5,55322% do capital social.
Entretanto, a IDS Value foi rebatizada como Dualis Capital, informação comunicada ao mercado a 26 de junho, “assinalando o início de uma nova fase estratégia”, avançava, a 1 de setembro, Eduardo Sardo, em declarações ao Negócios.
“Esta mudança de controlo coincidiu com o reforço da posição na Teixeira Duarte para os atuais 9,98%, num movimento que revela a ambição de construir uma aliança sólida e de longo prazo com uma das maiores construtoras portuguesas”, enfatiza, na altura, Eduardo Sardo.
PUB
A 24 de outubro, um mês depois anunciar que tinha superado a fasquia dos 10% no capital da Teixeira Duarte, a Dualis Capital informava o mercado de que a sua posição estava então ficada em 8,71669%.
2 de fevereiro de 2026: “No passado dia 26 de janeiro de 2026, a Dualis Capital - SIC de Valores Mobiliários Fechada, S.A. reduziu a sua participação qualificada imputável na Teixeira Duarte, S.A., passando a situar-se abaixo do limiar de 5% dos direitos de voto correspondentes ao capital social”, lê-se no comunicado publicado no site da CMVM.
Ou seja, a participação imputável à Dualis Capital “passa a ser composta por 14.668.874 ações, representativas de 3,49259% do capital social e dos respetivos direitos de voto da Teixeira Duarte”.
PUB
A participação da Dualis Capital é imputada, em partes iguais, às suas sócias IDS SGPS, que é controlada em 70% por Sardo, e a Global F Holdings SGPS, que tem como acionista dominante Gaspar Ferreira da Silva (59,985%) e o seu irmão José Joaquim Soares Pinto Silva (39,985%).
(Notícia atualizada às 17:21)
Mais lidas
O Negócios recomenda