Fortes ganhos do BCP aceleram subida do PSI-20
A bolsa nacional está a acentuar a tendência positiva do início da sessão, com o PSI-20 a valorizar 0,98% para 4.898,07 pontos. Das 18 cotadas que formam o índice nacional, 14 estão em alta, três em queda e uma inalterada.
PUB
Na Europa, os principais índices também seguem com sinal positivo, embora com subidas menos acentuadas, numa altura em que os investidores aguardam pela conclusão da reunião mensal de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). Ainda que não se espere o anúncio de mais medidas de estímulo à economia, o mercado estará atento às projecções da autoridade monetária.
O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, ganha 0,01% para 344,15 pontos, impulsionado sobretudo pela banca. Este sector foi um dos que mais penalizou na sessão de ontem, depois de o Goldman Sachs ter emitido uma nota de análise onde identificava os bancos europeus em situação de maior vulnerabilidade.
PUB
Por cá, o BCP (também identificado nessa nota) e as cotadas da energia são as que mais impulsionam o PSI-20. O banco liderado por Nuno Amado dispara 5,49% para 2,88 cêntimos num dia em que os investidores não podem realizar operações de venda a descoberto das acções, depois do "short selling" ter sido proibido pela CMVM durante a actual sessão.
PUB
Os títulos afundaram mais de 10% na sessão de ontem para igualarem mínimos de 2012, pressionados pela saída do banco do índice MSCI Global e pelo research do Goldman Sachs que incluiu o BCP no lote dos mais vulneráveis.
PUB
Esta quinta-feira o Societe Generale reduziu a recomendação das acções do banco de "comprar" para "neutral" e o preço-alvo para 3,2 cêntimos.
Ainda na banca, o BPI ganha 0,17% para 1,155 euros e o fundo do Montepio negoceia inalterado nos 56,2 cêntimos.
PUB
Já a EDP valoriza 0,92% para 2,959 euros, enquanto a EDP Renováveis sobe 0,83% para 6,932 euros.
PUB
Também na energia, a Galp avança 0,68% para 11,795 euros, numa altura em que o petróleo está em alta ligeira nos mercados internacionais. Esta quinta-feira, realiza-se, em Viena, uma reunião entre os vários Estados-membros da OPEP para debater a produção, cujo resultado deverá influenciar os preços da matéria-prima.
Com sinal vermelho seguem apenas a REN, a Sonae Capital e a Altri.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Europa Banco Central Europeu BCP Goldman Sachs Galp bolsa nacional PSI-20A importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda