Fundo de pensões do Canadá vai vender 225 milhões de ações da EDP

A venda corresponde à quase totalidade da participação do fundo na elétrica de 5,44%. A operação será feita em bookbuilding acelerado antes da abertura do mercado na terça-feira, avança a Bloomberg. Operação poderá valer quase 900 milhões de euros.
Miguel Stilwell de Andrade , EDP
Miguel Baltazar
Pedro Barros Costa 17:29

O fundo de pensões do Canadá vai vender aproximadamente 225 milhões de ações da EDP. De acordo com os termos da operação, avançados pela Bloomberg, o Canada Pension Plan Investment Board propõe ao mercado um valor entre os 3,729 euros por ação e a .

O fundo de investimento é o quarto maior acionista da EDP, detendo uma participação de 5,44% no capital da elétrica, correspondendo a 227,6 milhões de ações, pelo que a venda, que é de aproximadamente 5,4%, representa a quase totalidade da posição.

PUB

A EDP não vai receber qualquer proveito da transação e os termos finais serão anunciados com a conclusão do processo de “bookbuild” acelerado que deverá ocorrer antes da abertura do mercado esta terça-feira. O Goldman Sachs é o único bookrunner da operação.

No patamar superior da oferta, o fundo arrecadaria cerca de 893 milhões. Antes de a operação ser oficialmente lançada, já havia procura suficiente para a totalidade das ações disponibilizadas na oferta, refere a Bloomberg.

As ações da EDP desvalorizaram fortemente depois de a empresa ter apresentado os números dos primeiros nove meses do ano e o plano estratégico na semana passada, que não convenceram os investidores. nos dois últimos dias da semana passada.

PUB

Os analistas alertaram que há dúvidas sobre a capacidade de crescimento em território norte-americano, onde a unidade de energias renováveis tem sentido dificuldades devido à mudança de estratégia energética da Administração Trump, e pouca ambição na rotação de ativos.

Os resultados e o plano estratégico fizeram com que e manifestassem mais pessimismo para a perspetiva de valorização das cotadas.

Já esta segunda-feira, foi anunciado que o CEO da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, comprou 30 mil ações da elétrica na passada sexta-feira, 7 de novembro, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Os títulos foram adquiridos em três operações de 10 mil ações cada - uma a um preço unitário de 3,94 euros, outra por 3,9 euros e a última por 3,87 euros - num valor total de 117 mil euros.

PUB

(Notícia atualizada)


Pub
Pub
Pub