Fundo de pensões do Canadá vai vender 225 milhões de ações da EDP
O fundo de pensões do Canadá vai vender aproximadamente 225 milhões de ações da EDP. De acordo com os termos da operação, avançados pela Bloomberg, o Canada Pension Plan Investment Board propõe ao mercado um valor entre os 3,729 euros por ação e a cotação de fecho desta segunda-feira, que foi de 3,967 euros.
O fundo de investimento é o quarto maior acionista da EDP, detendo uma participação de 5,44% no capital da elétrica, correspondendo a 227,6 milhões de ações, pelo que a venda, que é de aproximadamente 5,4%, representa a quase totalidade da posição.
PUB
A EDP não vai receber qualquer proveito da transação e os termos finais serão anunciados com a conclusão do processo de “bookbuild” acelerado que deverá ocorrer antes da abertura do mercado esta terça-feira. O Goldman Sachs é o único bookrunner da operação.
No patamar superior da oferta, o fundo arrecadaria cerca de 893 milhões. Antes de a operação ser oficialmente lançada, já havia procura suficiente para a totalidade das ações disponibilizadas na oferta, refere a Bloomberg.
As ações da EDP desvalorizaram fortemente depois de a empresa ter apresentado os números dos primeiros nove meses do ano e o plano estratégico na semana passada, que não convenceram os investidores. As duas cotadas da família EDP perderam em conjunto 3,5 mil milhões de euros em capitalização bolsista nos dois últimos dias da semana passada.
PUB
Os analistas alertaram que há dúvidas sobre a capacidade de crescimento em território norte-americano, onde a unidade de energias renováveis tem sentido dificuldades devido à mudança de estratégia energética da Administração Trump, e pouca ambição na rotação de ativos.
Os resultados e o plano estratégico fizeram com que várias casas de investimento cortassem a recomendação sobre as ações das elétricas e manifestassem mais pessimismo para a perspetiva de valorização das cotadas.
Já esta segunda-feira, foi anunciado que o CEO da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, comprou 30 mil ações da elétrica na passada sexta-feira, 7 de novembro, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Os títulos foram adquiridos em três operações de 10 mil ações cada - uma a um preço unitário de 3,94 euros, outra por 3,9 euros e a última por 3,87 euros - num valor total de 117 mil euros.
PUB
(Notícia atualizada)
Saber mais sobre...
Saber mais Acionista Fundos de investimento Investimentos Energias de Portugal CanadáMais lidas
O Negócios recomenda