Lisboa inicia semana no verde com impulso da EDPR e Galp

As energéticas beneficiaram o índice de referência nacional, numa sessão mista a nível europeu. Os CTT corrigiram os ganhos do final da semana passada. Fora do PSI, as ações da Impresa continuam suspensas.
Bolsa de Lisboa
Miguel Baltazar
Pedro Barros Costa 03 de Novembro de 2025 às 16:48

A bolsa de Lisboa fechou em alta moderada esta segunda-feira, num dia misto para as principais praças europeias, enquanto os investidores digerem os mais recentes resultados empresariais.  

O índice de referência nacional, o PSI, subiu 0,23% para 8.446,04 pontos, com sete dos seus 16 títulos no verde.

PUB

As energéticas EDP Renováveis e Galp impulsionaram os ganhos. A elétrica subiu 2,05% para 12,94 euros, na semana em que apresenta resultados, enquanto a petrolífera subiu 1,98% para 17,74 euros, numa sessão volátil para os preços do crude. Já a EDP ganhou 0,32% para 4,324 euros.

 Em sentido contrário, estiveram os CTT, que afundaram 5,56% para 7,13 euros. Os correios corrigiram os ganhos expressivos de quase 6% da passada sexta-feira, impulsionados pelos resultados,

Também a pressionar, mas com perdas mais moderadas, esteve o BCP. O banco recuou 0,16% para 0,764 euros. Já o retalho dividiu-se entre os ganhos da Sonae (subiu 0,14% para 1,416) e as perdas da Jerónimo Martins, que recuou 0,36% para 22,26 euros.    

PUB

Fora do PSI, a Impresa continua com as ações suspensas desde sexta-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), depois de ter sido noticiado que decorrem negociações com os italianos da MediaForEurope (MFE) para a entrada no capital da empresa.   

Contactado pelo Negócios, o regulador assinala que se encontra “vinculada por deveres legais de sigilo profissional que a impedem de se poder pronunciar sobre casos concretos”.

O regulador acrescenta ainda que “pode determinar a suspensão da negociação de valores mobiliários quando se verifiquem circunstâncias que possam perturbar o normal desenvolvimento da negociação. A suspensão é levantada quando essas circunstâncias cessam, designadamente com a divulgação de comunicado de informação privilegiada no sistema de difusão de informação da CMVM que cumpra os requisitos legais aplicáveis.”  

PUB
Pub
Pub
Pub