Lisboa inicia semana no vermelho. Setores do papel e retalho pressionam
A bolsa de Lisboa iniciou a semana em baixa, numa sessão maioritariamente de perdas a nível europeu, enquanto se mantêm as incertezas comerciais globais, antes de uma reunião de alto nível em Londres entre as delegações dos EUA e da China.
O índice de referência nacional, o PSI, desceu 0,38% para 7.425,75 pontos, com 11 dos seus 15 títulos no vermelho, numa semana marcada por dois feriados, que poderão retirar algum impeto à negociação.
PUB
A Semapa liderou as perdas, com um tombo de 7,73% para 16,24 euros, que se deveu a uma correção técnica por ter entrado em ex-dividendo.
Na tabela de perdas, seguiram-se a Altri, também do setor do papel, com um recuo de 3,03% para 5,120 euros, e a Navigator, que perdeu 1,65% para 3,344 euros.
O setor do retalho também contribuiu para as perdas, com a Sonae a descer 0,98% e a Jerónimo Martins a cair 0,93%.
PUB
Entre os pesos pesados, a Galp fechou ligeiramente abaixo da linha de água, ao descer 0,13% para 15,28 euros.
Já o BCP e as empresas do grupo EDP foram as únicas cotadas a fechar no verde. O banco ganhou 1,04% para 0,6784 euros, enquanto a casa-mãe EDP subiu 0,43% para 3,538 euros e a subsidiária EDP Renováveis liderou os ganhos ao avançar 1,36% para 9,29 euros.
O banco foi impulsionado por uma subida do preço-alvo pelo Deutsche Bank para 0,73 euros, que justificou a decisão com a melhoria das perspetivas para a margem financeira e a atividade na Polónia.
PUB
Já a empresa de energias limpas conseguiu liderar os ganhos apesar de um corte do "target" para 14,20 euros pelo Santander, após rever as perspetivas de crescimento da EDPR.
Contudo, o grande destaque do dia surgiu fora do principal índice. A Pharol disparou 24,09% para 0,068 euros, atingindo máximos de março, depois de na sexta-feira ter sido anunciado que a Davidson Kempner comprou os 10% detidos pela Oi no capital da antiga PT SGPS.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Feriado Empresas Retalho Férias Lisboa Energias de Portugal Sonae Semapa EDP Renováveis Galp JerónimoA alma árabe de Fernando Pessoa
Seat Ibiza e Arona renovados
Todos temos uma história de emigração
Mais lidas
O Negócios recomenda