Lisboa segue ganhos europeus com impulso das construtoras e BCP
A bolsa de Lisboa fechou em alta esta quarta-feira, com o índice a renovar máximos de quase 18 anos, seguindo a tendência positiva verificada a nível europeu. O índice de referência nacional, o PSI, subiu 0,76% para 9.142,99 pontos, com 13 dos seus 16 títulos no verde.
A construtora Mota-Engil liderou as subidas, ao valorizar 4,12% para 5,15 euros, com a congénere Teixeira Duarte a ficar também entre os principais ganhos, avançando 1,92% para 0,532 euros.
PUB
Entre os pesos pesados, foi o BCP que mais puxou pelo índice. O único banco cotado na bolsa portuguesa subiu 2,78% para 0,9008 euros. Neste capítulo, destaque também para a valorizção da Galp. A energética subiu 1,78% para 18,32 euros.
Já as elétricas do grupo EDP registaram ganhos menos expressivos. A EDP subiu 0,14% para 4,354 euros, enquanto a EDPR ganhou 0,23% para 13,35 euros, apesar de a Kepler Cheuvreux ter subido o preço-alvo da empresa de energias limpas para 15 euros - uma subida de 1 euro.
O único peso pesado a fechar no vermelho foi a Jerónimo Martins, perdendo 1,22% para 21,10 euros, também depois de ter sido visada numa nota de research. O polaco PKO BP Securities - braço de investimentos do PKO Bank Polski – reviu em baixa a recomendação da dona do Pingo Doce e Biedronka, de comprar para manter, e o preço-alvo, de 26 para 23 euros.
PUB
Contudo, foi a REN a liderar as perdas. A gestora da rede elétrica nacional recuou 1,57% para 3,76 euros.
Saber mais sobre...
Saber mais Tendência Quem ganhou Valorização alta Lisboa Mota-Engil Teixeira Duarte GalpMais lidas
O Negócios recomenda