Wall Street fecha com ganhos. Investidores aproveitam para reforçar posições

Os principais índices dos EUA fecharam a sessão com ganhos, depois de as fortes quedas de ontem terem levado investidores a reforçar posições. As tecnológicas foram as grandes catalisadoras dos índices, ainda que persistam receios em torno da possível sobreavaliação destas empresas. Entre os movimentos, a Super Micro devices afundou 11%.
Wall Street.
AP/Seth Wenig
João Duarte Fernandes 21:14

Os principais índices norte-americanos terminaram a sessão desta quarta-feira com ganhos em toda a linha, à medida que os investidores aproveitaram a forte queda dos ativos de risco durante o dia de ontem para reforçar posições.

O S&P 500 subiu 0,37%, para os 6.796,29, o tecnológico Nasdaq Composite ganhou 0,65% para os 23.499,80. Já o Dow Jones avançou 0,48% para os 47.311,13.

PUB

O “sell-off” desta terça-feira – especialmente as ligadas à área da inteligência artificial (IA) - e a sensibilidade que estes investimentos parecem ter em relação a notícias desfavoráveis. Nesta linha, as gigantes tecnológicas - em grande parte responsáveis pelas fortes quedas dos índices durante o dia de ontem -, foram hoje as grandes catalisadoras do mercado acionista dos Estados Unidos (EUA).

“Para os investidores com dinheiro disponível, a recente queda do mercado parece ser um bom momento para comprar, especialmente para os investidores com um horizonte temporal mais longo”, disse à Bloomberg Robert Edwards, da Edwards Asset Management.

Além da contínua aposta nas “big tech”, novos dados do setor privado impulsionaram o sentimento dos investidores, numa altura em que o “shutdown” do Governo Federal dos EUA – que já é o mais longo de sempre – continua a condicionar a divulgação de importantes dados económicos seguidos de perto por Wall Street.

PUB

Dados da ADP Research mostraram que o emprego no setor privado norte-americano aumentou em outubro, sinalizando alguma estabilização no mercado de trabalho após dois meses consecutivos de quedas. O governador da Reserva Federal (Fed) Stephen Miran, referiu que este aumento no emprego foi “uma surpresa bem-vinda". Ainda assim, o decisor de política monetária reiterou que as taxas diretoras precisam de ser mais baixas, numa altura em que as opiniões se dividem em relação a uma possível flexibilização dos juros em dezembro.

E apesar da subida dos índices, os indicadores técnicos do mercado continuam a sinalizar motivos para cautela, num momento em que executivos de Wall Street alertam para as avaliações exageradas das ações.

“Os ‘traders’ que procuram novos motivos para justificar as avaliações elevadas que levaram os mercados até aqui não estão a encontrar muitos motivos convincentes. Mas também não querem vender”, referiu à agência de notícias financeiras Fawad Razaqzada, da Forex.com. Já analistas do Barclays notam que as ações ainda devem ter um final de ano sólido, já que os sinais de flexibilização da Fed, o forte impulso da IA e os riscos geopolíticos contidos seguem a sustentar o otimismo.

PUB

Entre os movimentos do mercado, a Super Micro Computer afundou mais de 11%, devido a resultados que analistas citados pela Bloomberg consideraram dececionantes. Já a McDonald’s ganhou acima de 2%, após ter registado um crescimento das vendas acima do esperado nos EUA no último trimestre.

Quanto às “big tech”, a Nvidia cedeu 1,75%, a Microsoft caiu 1,39%, a Alphabet somou 2,41%, a Amazon subiu 0,35%, a Apple avançou 0,037% e a Meta valorizou 1,38%.

Pub
Pub
Pub